Toyota do Brasil inicia exportação do Etios para o Peru a partir de Sorocaba

A Toyota do Brasil inicia a exportação do compacto Etios para o Peru. O país andino torna-se, assim, o quarto destino comercial do veículo produzido em solo brasileiro, na planta da Toyota em Sorocaba (SP), cuja instalação contou com assessoria da Investe São Paulo. Além de Peru, o veículo já é exportado para Argentina, desde novembro de 2013, e Paraguai e Uruguai, desde outubro de 2014.

Na última terça-feira, 12 de julho, a Toyota celebrou, na mesma planta localizada em Sorocaba, cerimônia que marcou o início do embarque das primeiras unidades ao país vizinho.

O evento contou com a presença dos executivos da marca, Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, Íder Cifuentes, gerente geral de vendas da Toyota del Peru, além do diretor da Investe São Paulo Erminio Lucci e do prefeito da cidade de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, entre outras autoridades e entidades representativas.

“Por meio desta iniciativa, a Toyota mostra, mais uma vez, a importância da sinergia gerada entre as subsidiárias da marca na região da América Latina, visando, principalmente, reforçar para este mercado os reconhecidos diferenciais de qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos para o benefício de seus consumidores”, declarou Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.

O presidente da Investe SP, Juan Quirós, parabenizou a empresa e falou da relevância de projetos como o da Toyota: “Trata-se da exportação de produtos de alto valor agregado – o que é de extrema importância para a melhora da pauta exportadora brasileira. O comércio internacional estimula a vitalidade e o dinamismo da economia, gerando ingresso de divisas, criando postos de trabalho e elevando o investimento em desenvolvimento tecnológico. Não à toa o governador Geraldo Alckmin nos deu como atribuição promover as exportações do Estado”, afirmou.

No evento, o presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, agradeceu especialmente aos colaboradores por esta conquista da empresa: “Nosso colaboradores são os principais responsáveis pelo sucesso do Etios. Nossa equipe trabalhou duro para nos tornar mais competitivos e nos habilitar a ser uma base de exportação para a América Latina”, comentou.

Já o gerente geral de Vendas da Toyota del Peru, Íder Cifuentes, apontou que a exportação do Etios permitirá que a empresa mantenha e consolide sua liderança no país andino por muitos anos.

Durante sua apresentação, Erminio Lucci, diretor da Investe SP, mencionou alguns dos projetos da Toyota no Estado de São Paulo que contaram com o apoio da Agência e cumprimentou os dirigentes e funcionários da empresa por mais esta conquista:

“O projeto da Toyota de exportação do Etios para o Peru nos alegra muito, sobretudo por termos contribuído para a instalação desta unidade. É um sinal claro de confiança no nosso Estado, que é a unidade da federação que mais oferece condições para o investidor no Brasil. São Paulo, que é reconhecido como o maior polo econômico e industrial do Hemisfério Sul, possui localização estratégica, o maior mercado consumidor e a melhor rede de infraestrutura no País”, observou Lucci.

O prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio também parabenizou a diretoria da empresa pelo projeto: “Gostaria de cumprimentar a Toyota que, a despeito da crise econômica e política pela qual passa o Brasil, soube entender o momento e investir, mostrando confiança no País e no Estado e conquistando novos mercados”, comentou.

Fonte: Investe São Paulo com informações da Toyota