Trem Intercidades poderá ter extensão até o Aeroporto de Viracopos

Durante apresentação dos projetos de concessões a investidores, o governo do estado admitiu que poderá incluir uma cláusula no contrato do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas que permita a extensão do serviço até o Aeroporto de Viracopos. Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, que teve acesso ao conteúdo apresentado pela gestão Doria, a ideia é estabelecer um “gatilho” de demanda no trem regional que indicasse a necessidade da ligação.

Na visão dos integrantes da administração estadual, no entanto, esse horizonte é de médio prazo. Viracopos é hoje o terceiro aeroporto mais movimentado de São Paulo, basicamente por conta do hub criado pela companhia aérea Azul desde sua fundação. É nele que a empresa distribui a maior parte de seus voos no país, onde opera mais de 100 destinos nacionais e alguns internacionais.

Apesar disso, o aeroporto campineiro sofre com problemas de gestão desde que foi concedido para a Aeroportos Brasil Viracopos, empresa cujos sócios, a UTC, Triunfo e Egis, pediram sua recuperação judicial. De um projeto megalomaníaco que afirmava que Viracopos seria a primeira “cidade-aeroporto” do país com movimento de 80 milhões de passageiros por ano, o terminal aeroportuário vive hoje uma realidade bem diferente, com prédios inacabados e dívidas enormes.

O governo federal agora busca encontrar um novo operador para o aeroporto enquanto tenta negociar uma saída legal para a ABV. Ou seja, de fato pensar em uma demanda crescente em Viracopos é algo para um futuro distante. Por falar em distância, o terminal fica a 100 km da capital paulista, o que o torna uma alternativa complicada para os passageiros paulistanos. A Azul disponibiliza ônibus gratuitos partindo da região da Marginal Pinheiros, porém, nunca esse movimento chegou a justificar uma ligação mais eficiente.

Por isso, pensar em levar o TIC até Viracopos, embora seja louvável, ainda depende de outros fatores alheios à vontade do governo estadual ou da futura concessionária. Para justificar esse investimento seria preciso que o aeroporto de Campinas passasse a receber parte do tráfego aéreo da capital e em contrapartida essa viagem por trem deveria ser rápida o suficiente para concorrer com Guarulhos e Congonhas.