Vice-presidente da República General Mourão recebe Despachantes Aduaneiros
A força do SINDASP e dos Despachantes Aduaneiros tem se revelado a todo instante. A entidade vive uma ótima fase de novidades, grandes projetos e novos benefícios aos associados. Ao mesmo tempo, a entidade tem buscado alianças estratégicas em toda as esferas. A mais recente, ganhou destaque em função de sua representatividade. O SINDASP, na pessoa de seu Presidente Elson Isayama, foi recebido no último 23 de março, em Brasília (DF), pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, oportunidade em que diversos temas foram debatidos, a exemplo das reivindicações da categoria sobre soluções de gargalos logísticos que afetam as operações de comércio exterior no Brasil.
Um tema em especial ganhou destaque no encontro, ocorrido no gabinete de Mourão, instalado no prédio anexo ao Palácio do Planalto: a operação padrão da Receita Federal do Brasil (RFB). Elson Isayama defendeu os esforços pela solução do problema que atinge em cheio os Despachantes Aduaneiros e seus clientes, importadores e exportadores. “Os esforços são por um olhar macro para o comércio exterior brasileiro. Necessitamos encerrar, definitivamente, o ciclo que coloca o Brasil com ínfimo 1% nas transações no comércio internacional. Como tenho repetido, o País merece números bem melhores e um comércio exterior transparente, rápido e, principalmente, previsível”, defendeu Isayama.
SINDASP E Sdaergs – Na visita, o presidente do Sindasp, Elson Isayama, esteve ao lado de Fábio Ciocca, Vice-presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio Grande do Sul (Sdaergs). Após o encontro, segundo Ciocca, vice-presidente do Sdaergs, Mourão “externou muita preocupação” com a situação, entendendo que “todas as paralisações e inconsistências de sistemas geram entraves para as operações logísticas, que acabam afetando a economia. “O vice-presidente da República”, ressaltou o despachante, “citou, inclusive, que acompanha as longas filas nas fronteiras terrestres com a Argentina, impactando sobre os negócios e gerando custos extras e problemas de abastecimento e ele entende que isso tem que ser solucionado imediatamente”. Os três também conversaram sobre o PL do Executivo que trata da regulamentação dos chamados bônus de eficiência, que está para ser votado no Congresso Nacional, e atende substancialmente a demanda dos auditores-fiscais.
Por fim, os dirigentes do Sdaergs e do Sindasp apontaram ao vice-presidente a necessidade de mais investimentos no Portal Único, afetados nos últimos anos pela pandemia provocada pela Covid-19 e por questões de orçamento, que geram impactos diretor no desenvolvimento do Brasil.