ABRALOG volta ao Ministério dos Transportes

Menos de dois meses depois de ser recebida em audiência pelo ministro Antonio Carlos Rodrigues, a Abralog voltou ao Ministério dos Transportes para apresentação de suas atividades e falar principalmente de dois pontos: estágio atual e desafios da logística e Frente Nacional pela Multimodalidade, movimento que a associação encabeça.

O convite foi feito pelo secretário de Política Nacional de Transportes, Herbert Drummond, que reuniu 30 representantes dos órgão de assessoria do primeiro escalão do Ministério, além da presença da Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT

Presentes pela Abralog o presidente Pedro Francisco Moreira, o vice-presidente de Operadores Logísticos, Celso Queiroz, o diretor da Frente Nacional pela Multimodalidade, Vinícius Patel, e os conselheiros Gerson Guerra, especialista em Direito Tributário, e Francisco Nunes, superintendente de Logística de Carga da Infraero. Todos expuseram a opinião da entidade nos temas afetos à atividade de cada um.

“O encontro com a Abralog excedeu nossas expectativas. O domínio da entidade sobre a Logística e seus temas-chave abrem oportunidades para novos encontros de modo a aprofundar nossas discussões”, disse o secretário Herbert Drummond, ao final das apresentações. Para ele, é preciso ampliar a visão sobre logística e o encontro foi fundamental para isso. “Foi um golaço da Abralog”, resumiu.

Pedro Francisco Moreira, de sua parte, disse que a Abralog está à disposição do Ministério, não só porque entre as missões da entidade está a de colaborar com os Governos no estudo, debate, formulação e aplicação de ferramentas logísticas, “mas principalmente porque já temos estabelecido um canal de entendimentos”.

Ao reafirmar que “a multimodalidade é hoje um dos maiores desafios da logística brasileira, “pois sem a integração dos modais de transporte não vamos transformar o Custo Brasil em Lucro Brasil, como todos desejamos”. Pedro Moreira também lembrou que o esforço de divulgação da Frente Nacional de Logística passa obrigatoriamente pelo apoio do Ministério do Transporte.

Vinícius Patel, diretor da Frente Nacional pela Multimodalidade, fez coro com o presidente da Abralog. “Esse encontro foi de grande valia para a Frente, pois o resultado da apresentação ratifica o caminho traçado pela entidade e nos estimula a avançar com a Frente. Passar pelo Ministério dos Transportes era muito importante”.

O vice-presidente de Operadores Logísticos da Abralog, Celso Queiroz, falou da relevância da aproximação com o ministério e sua Secretaria de Política Nacional de Transportes. “Além de promover o debate e a participação em temas cruciais como a multiodalidade e o fortalemento dos operadores do transporte multimodal, trás para a mesa outros atores fundamentais, como a ANTT e EPL”.

Gerson Guerra, da Diretoria Jurídica Tributária da Abralog, deixou o encontro muito satisfeito. “Cada um dos companheiros da Abralog presentes ao encontro puderam exprimir de modo objetivo as preocupações de todo um setor, o qual necessita de um porta-voz junto ao governo”.

Francisco Nunes, superintendente de Logística de Carga da Infraero, resumiu: “Ficou claro que o Ministério dos Transportes reconheceu essa vocação da Abralog e será um importante agente nessa transformação, que beneficiará todo o País”.