América Latina é única região que o frete aéreo cresceu no mundo, em fevereiro

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) divulgou nesta semana seu relatório operacional. O relatório da associação informou que a demanda global de frete aéreo diminuiu 4,7% em fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2018. Este foi o quarto mês consecutivo de queda e o pior desempenho nos últimos três anos. A capacidade global de frete subiu 2,7% em fevereiro. Este foi o 12º mês consecutivo em que o aumento da capacidade superou o da demanda.

 

Oriente Médio – O volume de carga aérea transportada por companhias aéreas do Oriente Médio teve redução de 1,6% em fevereiro em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo relatório divulgado pela

 

A capacidade de transporte de carga das companhias da região, no entanto, aumentou em 3,1%. Segundo a IATA, há uma clara tendência de queda na demanda de carga aérea internacional, ajustada sazonalmente, devido ao enfraquecimento do comércio com a América do Norte, o que contribuiu para a redução.

 

América Latina – Já as companhias aéreas da América Latina registraram o maior crescimento entre todas as regiões do planeta em fevereiro no mesmo comparativo, com uma alta de 2,8% na demanda. De acordo com a IATA, apesar da incerteza econômica na região, vários mercados importantes estão apresentando desempenho robusto. A demanda por frete internacional ajustada sazonalmente apresentou crescimento pela primeira vez em seis meses e a capacidade de frete da região aumentou em 14,1%.

 

A América Latina foi a única região a apresentar uma taxa de crescimento anual positiva no mês, segundo o relatório, revertendo o declínio modesto e de curta duração observado nos dados de janeiro. Mas a associação diz que é prematuro afirmar que este crescimento na demanda se estabilizará ou que esse volume será uma tendência, dada a contínua incerteza política e econômica em vários países da região.