Carga Rodoviária: Volvo avalia produzir modelo de caminhão elétrico no Brasil

O caminhão FL da Volvo, modelo 100% elétrico e que já é vendido pela montadora na Europa, pode passar a ser produzido no Brasil, segundo maior mercado da marca sueca, atrás apenas dos EUA.

O presidente mundial do Grupo Volvo, Martin Lundstedt, afirmou durante visita à Fenatran (Salão do Transporte Rodoviário de Carga), que o produto será o mesmo da Europa, mas com desenvolvimento local para atender particularidades do mercado brasileiro. Lundstedt também afirmou estar otimista com a recuperação das vendas no País, o que colocou a subsidiária brasileira novamente na segunda posição entre os maiores mercados da marca. No pior momento da crise econômica, entre 2016 e 2017, o Brasil ficou em sexto lugar. “Vamos intensificar as vendas do elétrico (na Europa) em 2020 e, quando acharmos que é o momento, vamos ter produção local”, disse.

O caminhão elétrico da Volvo para o transporte de carga tem capacidade para até 16 toneladas de carga e a FE para até 27 toneladas para uso na distribuição de produtos e coleta de lixo.