Coronavírus já afeta prazos nas importações e exportações para a China

Gigantes aéreas como British Airways, American e Lufthansa suspendem voos para China. TCEX trabalha para se antecipar ao novo momento.

Mais de 20 empresas aéreas cancelaram seus voos para a China por conta do coronavírus. Todas tomaram a decisão após forte queda na procura pelas viagens para a o Pais e disseram que os passageiros serão informados dos cancelamentos e poderão remanejar suas viagens. Na esteira dessa decisão, as cargas aéreas sofrem impactos também. Muitos operadores e agentes de carga utilizam o porão de bagagem dessas aeronaves para o transporte de carga. Isso, sem contar os reflexos sobre as interferências nas rotas de aviões “cargueiros puros”.

A British informou que os cancelamentos estão em vigor até 31 de janeiro, enquanto a empresa avalia a situação. A alemã Lufthansa disse em comunicado que vai suspender os voos da Swiss e da Austrian Airlines – que pertencem ao grupo – de e para a China até 9 de fevereiro. A companhia também deixará de aceitar reservas para a China continental até o final de próximo mês. No entanto, manterá a voar para Hong Kong.

A TCEX – operador logístico internacional com Sede em Campinas(SP) – realiza um completo monitoramento da nova situação. “Nossos esforços neste momento visam minimizar os impactos sobre nossos clientes que operam com o mercado asiático. Acompanharemos a situação e buscaremos em conjunto alternativas possíveis nesse momento”, assegurou Elson Isayama, diretor da TCEX Logística.

Confira abaixo as principais empresas aéreas e seus respectivos status:

BRITISH AIRWAYS

Suspendeu os voos para a China continental até 31 de janeiro, quando avaliará a situação (ainda não divulgada até o fechamento dessa matéria).

AMERICAN

As viagens ficam suspensas do dia 9 de fevereiro até 27 de março. A aérea, entretanto, vai seguir operando voos de Los Angeles para Hong Kong.

UNITED

A americana, com sede em Chicago, disse que suspendeu 24 voos  para Pequim, Hong Kong e Xangai entre 1º e 8 de fevereiro, devido a uma queda significativa na demanda.

LUFTHANSA

A aérea alemã suspendeu voos da Swiss e da Austrian Airlines de e para a China até 9 de fevereiro. A companhia aérea continua a voar para Hong Kong, mas vai parar de aceitar reservas para voos para a China continental até o final de próximo mês.

AIR CANADA

Cancelou alguns voos para a China com o objetivo de coordenar melhor a capacidade com a demanda esperada.

A única empresa brasileira que oferece voos para o país em parceria com grupos internacionais, a Latam diz estar no momento monitorando os desdobramentos.