Distribuição global de vacina contra coronavírus pode exigir 8 mil aviões de carga, diz Iata

Planejar demanda 

A distribuição global de vacina contra o coronavírus pode demandar 8 mil aviões de carga, alertou a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata). Para isso, é necessário “planejamento cuidadoso” e imediato dos governos com a logística aérea de seus países para que problemas graves sejam evitados quando a substância estiver pronta.

De acordo com o órgão, essa será a ” missão do século para indústria global de carga aérea”, uma vez que as vacinas vão exigir sistemas de distribuição eficientes, sensíveis ao tempo e à temperatura, recursos de monitoramento para garantir sua integridade e profissionais qualificados para transportá-las.

“O tamanho potencial da entrega é enorme. O simples fornecimento de uma única dose para 7,8 bilhões de pessoas ocuparia 8.000 aviões de carga modelo 747 [da Boeing]”, informou a associação.

Vacina Sputnik V – A Rússia fala em acordo de 50 milhões de doses com estado brasileiro. “Pedimos que os governos assumam a liderança na facilitação da cooperação em toda a cadeia de logística para que as instalações, os arranjos de segurança e os processos de fronteira estejam prontos para essa tarefa gigantesca e complexa que se aproxima ”, disse Alexandre de Juniac, presidente da entidade.

Por serem valiosas em termos financeiros, as vacinas também vão exigir planejamento antecipado de segurança contra roubo e adulteração, destacou a Iata.

“No planejamento de seus programas de vacinas, especialmente no mundo em desenvolvimento, os governos devem levar muito cuidado em consideração a capacidade limitada de carga aérea disponível no momento. Se as fronteiras permanecerem fechadas, as viagens reduzidas, as frotas suspensas e os funcionários dispensados, a capacidade de entregar vacinas que salvam vidas ficará muito comprometida ”, afirmou de Juniac.

Diversas vacinas estão atualmente em testes clínicos em estágio final, mas apenas a Rússia aprovou sua própria vacina para uso até agora. Nesta semana, testes da vacina de Oxford foram suspensos temporariamente após reação adversa em um paciente do Reino Unido.

Com informações G1