Dobra exportação de madeira para produção de celulose

Dobra exportação de madeira para produção de celulose Por Stella Fontes | De São Paulo Há algum tempo, fundos de investimento notaram que o avanço da produção de celulose levaria à demanda crescente por madeira e passaram a comprar terras e florestas em diferentes regiões do Brasil. Os grandes produtores locais da matéria-prima também identificaram essa tendência e colocaram em prática diferentes estratégias para garantir o suprimento do insumo mais à frente, ou desmobilizar recursos.

Agora, produtores europeus e chineses estão intensificando as compras de madeira brasileira, para abastecer linhas de produção instaladas em seus países de origem. Somente em janeiro, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), as exportações brasileiras de madeira em estilhas (cavaco de madeira) ou em partículas praticamente dobraram na comparação anual. Mantido o ritmo, esse item entrará em breve no grupo dos cem produtos mais exportados pelo Brasil.

O acesso a matéria-prima de qualidade e baixo custo sempre atraiu investidores estrangeiros para a indústria nacional de celulose. Mas, até pouco tempo atrás, o grande interesse era fixar operações produtivas no Brasil, o que levou a disputas por fábricas disponíveis para venda. Com os grandes ativos já negociados, a atenção dessas empresas voltou-se à matéria-prima propriamente. Fora do país, o cavaco de madeira tem ao menos duas grandes destinações: como biomassa, para geração de energia, e no abastecimento de linhas já existentes de celulose.

No geral, problemas de suprimento de madeira e inexistência de grandes áreas para expansão dos plantios florestais motivaram os estrangeiros a buscar alternativas em outros continentes.

Com informações: Jornal Valor