Força-tarefa prende policiais e guardas municipais em operação contra roubo de cargas no interior de SP

Uma operação do Ministério Público Estadual e das polícias Civil e Militar prendeu na manhã desta quarta-feira (11) 19 suspeitos de roubo de cargas nas regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP). Entre os alvos da “Operação Vidocq” estão dois policiais militares, um policial civil e um guarda municipal, segundo as investigações.

Também foram apreendidas duas pistolas 9 mm de uso exclusivo das forças armadas, fardas, além de veículos, placas, adesivos para adulteração de placas, dinheiro, cargas e bloqueadores de sinal de celulares e de rastreadores.

Ao todo foram expedidos 17 mandados de prisão temporária, sendo 16 deles cumpridos até o momento. Uma pessoa, que não é agente público, está foragida, informou a promotoria e a Polícia Militar. Ao todo 70 PMs participaram da operação, que teve início às 6h.

Há ainda 22 mandados de busca e apreensão e 17 de apreensão de veículos, sendo que 16 foram cumpridos. Outras três pessoas foram presas em flagrante, totalizando 19 detidos.

“Os receptadores estão sendo alvos de apuração para se chegar neles, mas já há algum indício. O principal é que a quadrilha, em princípio, está demantelada”, disse o comandante do Baep da Polícia, Militar Marci Elber.

Ao menos 20 roubos – O grupo agia desde 2015, segundo as investigações em vias como Anhanguera (SP-330), Bandeirantes (SP-348), Dom Pedro I (SP-065) e Luiz de Queiroz (SP-304). Ao menos 20 roubos foram monitorados pelos investigadores desde então.

De acordo com a força-tarefa, o policial civil e o guarda municipal são de Cosmópolis (SP) e os dois policiais militares são de Paulínia (SP). A participação deles no esquema ainda será esclarecida, mas a promotoria ressaltou que nada aponta que eles participavam ativamente dos roubos.