Greve deve encerrar ainda nesta semana, mas Receita Federal anuncia que segue sem desembaraço no Porto de Santos até sábado
Um documento “Nota à Sociedade”, divulgado pelo SINDIFISCO NACIONAL – DELEGACIA DE SANTOS – entidade que representa os Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil – comunica que, entre os dias 07 e 10 de fevereiro, não haverá atendimento ao público e desembaraço de cargas, tanto na importação como na exportação, na Alfândega do Porto de Santos.
Além do Canal Verde, a paralisação no desembaraço não afetará a conferência de produtos perecíveis, cargas vivas, cargas perigosas, medicamentos, insumos médicos e alimentos de consumo de bordo. Os Auditores-Fiscais estão em greve há 80 dias e seguem intensificando as ações reivindicatórias em busca da alteração do texto do Decreto 11.545/23 e pelo cumprimento integral do Plano de Aplicação do Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf).
Fim de greve – Por outro lado, o Governo Federal apresentou uma proposta e a categoria dos auditores-fiscais avalia se aceitará o modelo informado. As assembleias seguem nesta quinta-feira(8) com forte tendência, embora parcial, de aceitar as condições e encerrar definitivamente o movimento até a sexta-feira, dia 09/02/24.