Hypera Pharma assina contrato de gerenciamento de Supply Chain

Uma das líderes globais em gerenciamento de supply chain, a RFXCEL escolheu o Brasil, onde atua desde 2018, como uma de suas plataformas de expansão global.

A Hypera Pharma, inclusive, assinou um contrato de cinco anos com a empresa para adaptar os processos internos ao Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, que regerá o modelo de rastreabilidade, cujo processo de adequação deverá ter início até dezembro de 2020.

Fundada em 2003 no estado da Califórnia (EUA), a empresa se baseia na tecnologia em nuvem para reduzir ineficiências na cadeia de suprimentos de indústrias e atacadistas, vinculadas a setores como farmacêutico, alimentos & bebidas e bens de consumo. Acumula mais de 1 mil implementações de soluções do gênero, realizadas para mais de 200 clientes nas Américas, Europa e Ásia. Em 2017, atraiu aportes de venture capital da ordem de US$ 30 milhões, o que estimulou seu projeto de expansão geográfica.

“Nossas soluções contribuem para integrar todos os parceiros comerciais da cadeia de suprimentos – fabricantes, atacadistas, distribuidores e dispensadores. E graças ao uso intensivo da computação em nuvem, conseguimos ganhar espaço em novos mercados sem a necessidade de contar com uma base física em cada país”, comenta Vinicius Bagnarolli, diretor de operações na América Latina.

Players do canal farma como a Walgreens estão entre os clientes da rfxcel. Na rede de farmácias norte-americana, mais de 1 milhão de dados sobre movimentação de clientes e estoque são processados diariamente para mais de 10 mil lojas.

Como funciona? – À medida que as matérias-primas e os bens são transportados de um lugar para outro, a rfxcel utiliza a sua plataforma de integração e serialização (rTS) para acompanhar esse processo online e de ponta a ponta. A solução da rfxcel oferece ainda uma segunda camada (rfxcel Integrated Monitoring – RIM) que pode ser utilizada em conjunto com a serialização para um monitoramento ambiental – da saída da planta até o local de entrega. Cada item recebe um número serial identificador único, que é digitalizado ao longo da rota. “Isso contribui para diminuir riscos de falsificações e problemas com falta de estoque e ruptura”, observa Bagnarolli.

A rfxcel atua no rastreamento de produtos acabados do fabricante até os centros de distribuição ou da matéria-prima da origem até o fabricante. Possui a ISO 9001:2015, que trata sobre um sistema de gerenciamento de qualidade em nível internacional. “Nossa solução online pode identificar se o produto encomendado foi impactado por alguma limitação imposta por exportadores como a China ou outro problema de abastecimento em escala global”, exemplifica.

Rastreabilidade no Brasil – Para Bagnarolli, a cadeia produtiva do mercado farmacêutico só tem a ganhar com o modelo de rastreabilidade, que aguarda a regulamentação definitiva por parte da Anvisa. “Os fabricantes passam a ter elementos para selecionar seus fornecedores de maneira mais assertiva. E, ao adotarem padrões de controle e serialização aplicados globalmente, as indústrias ampliam as possibilidades de internacionalização dos negócios”, comenta.

O processo, inclusive, proporciona mais confiança por parte dos consumidores. “Se o cliente for a uma farmácia, saberá que o medicamento de que precisa é, de fato, genuíno”, ressalta.

Com informações: Redação Panorama Farmacêutico