Mais 2 mil empresas vão exportar em 2016, diz ministro

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, disse ontem que mais 2 mil empresas devem entrar na lista de exportadores em 2016. Segundo ele, cerca de 1.100 companhias voltaram ou começaram a exportar no ano passado.

Monteiro fez essas projeções em conversa com integrantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que teve sua primeira reunião de diretoria do ano ontem, em Brasília. No encontro, fechado à imprensa, o ministro apresentou o roteiro das principais ações da pasta nos próximos meses.

“O câmbio recompôs a nossa competitividade”, afirmou aos dirigentes da entidade. Monteiro seguirá hoje à tarde para Buenos Aires, onde tentará convencer autoridades do governo do presidente Mauricio Macri a aceitar o livre comércio no setor automotivo, a partir de julho.

O atual acordo automotivo entre os dois países tem vigência até o fim de junho. Ele foi renovado, nos mesmos termos, por um ano em junho de 2015. Para cada dólar que o Brasil importa da Argentina em automóveis ou autopeças, pode exportar até US$ 1,5 sem a incidência de imposto.

Na segunda-feira da próxima semana, Monteiro comandará uma nova rodada de negociações para ampliar o acordo comercial entre Brasil e México. A intenção do governo brasileiro, segundo informou aos dirigentes industriais, é elevar o número de produtos com descontos nas tarifas de importação de 800 para em torno de 6 mil.

Fonte: Valor Econômico