Novo CLIA no Sul de Minas é alfandegado pela Receita Federal

Centro Logístico Aduaneiro em Pouso Alegre (MG) nasce com forte parceria comercial e focado no desenvolvimento industrial da região

Após grande expectativa e muito trabalho de planejamento, preparação e cumprimento de todas as exigências necessárias, a Superintendência Regional da Receita Federal de MG, concedeu à A.G. Sul das Gerais, a licença para exploração do Centro Logístico Industrial Aduaneiro (CLIA) de Pouso Alegre. O Ato Declaratório Executivo No. 40 de 19/06/2017, foi publicado no Diário Oficial da União, fls.21, Seção 1, no último dia 20 de junho.

O mais novo recinto alfandegado do Estado, com mais de 28.000 m2 de área de pátio e armazéns cobertos, está localizado no KM  791 da BR 381, Rodovia Fernão Dias, estrada federal que liga São Paulo a Belo Horizonte, tornando-se o ponto alfandegado para armazenagem de cargas de Minas Gerais, mais próximo das zonas primárias de entrada de cargas do estado de São Paulo.

As atividades operacionais terão início nos próximos dias, mas a comercialização dos serviços já está em pleno desenvolvimento e ficará sob responsabilidade da EGA Solutions. “Escolhemos a EGA como nosso corpo comercial, por toda sua expertise e reconhecida gestão comercial na armazenagem e movimentação de cargas, pois temos o firme propósito de acelerar o fechamento de negócios, trazendo ainda mais desenvolvimento e facilitando as operações de comércio exterior das empresas sediadas em toda a região, inclusive nas cidades do estado de São Paulo, que fazem divisa com o sul de Minas Gerais” explica o Presidente do CLIA POUSO ALEGRE, David Maciel.

A EGA Solutions já atua nos principais Portos, Aeroportos e Instalações Alfandegadas do Brasil, levando aos seus clientes alguns diferenciais importantes e suprindo carências no mercado de importação e exportação. “Temos mais de 35 anos de experiência em desenvolvimento comercial de Recintos Alfandegados e Logística Portuária. Estamos certos de que poderemos contribuir muito com o CLIA, pois além de termos uma força de vendas especializada já consolidada, estamos investindo no incremento do nosso time comercial e seremos um reforço importante para as pretensões de negócios na região. Ficamos muito honrados com a escolha da EGA pela diretoria do CLIA” disse Eduardo Guimarães de Assumpção, diretor presidente do Grupo EGA.

“Com frota própria, veículos rastreados e equipamentos para transporte de até 74 toneladas (Bi trens de 9 eixos), a EGA TRANSPORT, empresa do Grupo EGA, será diretamente envolvida para facilitar as transferências de cargas dos Portos e Aeroportos até o CLIA, com muita competitividade e integrada aos serviços do CLIA, gerando ainda mais competitividade”, explica o Diretor Comercial da EGA em MG,  Jeferson Carvalho.

As ações agora estão voltadas principalmente para montagem da estrutura de vendas e operacional. A procura pelos serviços já é intensa. Pouso Alegre já  reconhecida como polo industrial, se prepara para ser um grande centro logístico e de distribuição de cargas, especialmente por sua localização geográfica e pelas empresas já instaladas em todas as cidades do entorno, com destaque para o setor de saúde, tecnológico  e farmacêutico. “Os investimentos serão significativos. Empresas ligadas à saúde humana precisam de estrutura especial, inspecionadas pela ANVISA e Vigilância Sanitária, áreas limpas e com controle de temperatura. Esse será um dos nossos primeiros investimentos na área do CLIA, além da preparação, treinamento de pessoal especializado e segurança patrimonial, de suma importância para garantir tranquilidade aos nossos clientes”, reforça o Presidente do CLIA POUSO ALEGRE, David Maciel.

O CLIA contará com repartições das receitas federal e estadual, além de toda a estrutura para a realização do desembaraço aduaneiro de cargas de importação e exportação, com instalações que serão disponibilizadas para as atividades das comissárias de despacho e também para inspetores do MAPA e ANVISA, por exemplo.

Um projeto de criação do aeroporto internacional na cidade já está sendo retomado em função das facilidades que o CLIA trará para as operações de comércio exterior. Órgãos dos Governos Federal, Estadual e especialmente Municipal, apoiam o CLIA e todos os seus clientes para o fomento das atividades industriais e sociais não só da cidade, como de toda a região.

Em 2016, o saldo da balança comercial do estado foi de US$ 15,36 bilhões. Pouso Alegre, cidade com cerca de 170 mil habitantes, dista 373 km da capital Belo Horizonte, porém encontramos distâncias mais curtas de alguns pontos importantes para o comércio internacional no estado de São Paulo. São 180 km da capital, 240 km do Porto de Santos e 220 km do aeroporto de Viracopos em Campinas, no interior do Estado.

No primeiro quadrimestre de 2017, as empresas da cidade importaram cerca de 50 milhões de dólares entre insumos, máquinas, equipamento e materiais diversos.