Resultado positivo em todos os segmentos do mercado indica recuperação da indústria, aponta Sindipeças

Faturamento cresce 40% em julho e no mercado de reposição, indústria aponta incremento de 25,2% nas exportações

O faturamento da indústria de autopeças cresceu 40,3% em julho na comparação com junho, de acordo com o dado mais recente divulgado pelo Sindipeças, entidade que reúne as empresas do setor. O resultado mensal indica recuperação com uma ociosidade de 44%, o menor índice no pós-pandemia, mas ainda acima dos níveis verificados antes da crise.

Exportações – Em seu relatório, o Sindipeças informa que todos os segmentos registraram aumento dos negócios na passagem de junho para julho, com destaque para as vendas às montadoras, que apresentaram crescimento de 57,5%. Para o mercado de reposição, a indústria registrou alta de 15,4% das receitas, enquanto as exportações tiveram incremento de 25,2% (em reais) e de 23,3% (em dólar).

A retomada das atividades também beneficiou o setor na geração de empregos: em julho, o número de vagas subiu 2,3% ante junho, o primeiro crescimento de empregos após quatro meses de queda.

Apesar do balanço positivo isolado em julho, a indústria de autopeças ainda registra números negativos no comparativo anual. De janeiro a julho de 2020, o faturamento do setor representa queda de 36,8% sobre o resultado de igual período do ano passado.

Todos os resultados têm como base o levantamento mensal feito pelo Sindipeças com 60 empresas associadas, que respondem por 36,2% de total de vendas do setor no Brasil.