SINDASP coordenará demandas de divergências junto à ANVISA

Interessados deverão informar inoperância ao Sindicato que centralizará esforços para solução. Problemas relatados com Licenças de Importação(LI’s) serão monitorados pelo Órgão Federal

A semana que passou foi marcada por contatos entre a ANVISA(Agência de Vigilância Sanitária) e o SINDASP(Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo). Na pauta, a centralização de reclamações dos usuários quanto ao funcionamento dos processos de desembaraço de carga pelo Órgão Federal.

“A área de TI da ANVISA nos questionou sobre como estava a situação ao longo da semana, em especial se os processos que são imputados no sistema estão retornando normalmente”, explicou Élson Isayama, Vice-Presidente do SINDASP. “Percebemos alguma demora no retorno do link e a duplicidade dele. Agora queremos ter outros relatos dos demais usuários, a fim de apresentar à ANVISA um panorama dos problemas enfrentados por quem necessita a anuência do Órgão”, completa Isayama.

A ANVISA iniciou ajustes no sistema e, segundo ainda a Agência, a informação era de que não ocorreria mais duplicidade.

O SINDASP centralizará informações e repassará à ANVISA. Quem estiver com LI parada, anterior a 16/03, já pode reenviar via SISCOMEX e monitorar a caixa do Datavisa e, por fim, em algum erro, deverão informar na planilha. “Nesse momento de ajuste no PEI, se alguém tiver problemas ou informações, o SINDASP solicita que seja enviado, sob sigilo, a LI, o dossiê e o CNPJ.

Exigências serão questionadas – Outra frente de trabalho desenvolvida pelo SINDASP é a de que o Sindicato está formatando um trabalho com as absurdas exigências que estão ocorrendo desde que começaram a distribuição nacional. O SINDASP convoca todos os usuários para colaborarem com relatos de algum problema que tenham vivenciado nessa operação.

Sugere, ainda, que quem puder enviar em uma planilha, número da LI, data do protocolo, data e o tipo de exigência, que seja realmente fora do normal e que incida em perda de tempo desnecessária, envie para o SINDASP em nome da lorrane@sindaspcg.org.br .