Toyota inaugura oficialmente fábrica de motores em Porto Feliz

Fábrica na Região de Sorocaba vai produzir 108 mil motores por ano. 

Em meio a crise econômica nacional,  a Toyota inaugurou nesta terça-feira (10) sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP), a primeira da empresa na América Latina.

O complexo, construído em um terreno de 872.500 m² com um investimento de R$ 508 milhões, deve produzir 108 mil motores por ano para as versões hatch e sedã do compacto Etios, produzido em Sorocaba(SP).

Serão produzidos propulsores de 1.3 e 1.5 litro, lançados junto com a linha 2017 do Etios. Na comparação com os antigos motores, de mesma cilindrada, estes passam a contar com duplo comando variável de válvulas e eliminam a necessidade do tanquinho auxiliar.

O Etios produzido em Sorocaba com os motores de Porto Feliz é comercializado no mercado brasileiro e exportado para Argentina, Paraguai e Uruguai.

Os planos parecem ser ambiciosos para a fábrica em Porto Feliz. A estrutura foi construída de forma flexível, permitindo a ampliação para acompanhar a demanda dos consumidores. “Se o mercado crescer, a nossa fábrica pode ser expandida para construir diferentes motores”, afirmou o CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo.

A fábrica também é a primeira a abrigar – em um único local – os três processos industriais da empresa, sendo fundição, usinagem e montagem. A planta também abriga um laboratório para realização de testes de bancada. “Porto Feliz será uma das mais avançadas fábricas de motores da marca em todo o mundo”, afirmou o vice-presidente executivo da marca, Miguel Fonseca, no lançamento do Etios, no final de abril.

Apesar disso, os discursos de representantes da empresa deixaram claro que a Toyota, mesmo realizando investimentos no país, só vai “tirar o pé do freio” quando a economia nacional acelerar.  “Nós estamos confiantes na recuperação do Brasil. A chave para isso é que empresas, fornecedores, sindicatos e governos trabalhando juntos”, concluiu St. Angelo.

Toyota é uma das poucas montadoras que ainda crescem no Brasil. Com um mercado que tem caído mais de 20% em relação ao ano passado, a marca japonesa, assim como a Jeep, registrou crescimento em unidades emplacadas no primeiro trimestre de 2016.

Solenidade

A abertura da solenidade foi feita por um funcionário, que deu partida em um Etios com um motor fabricado no local. Em seguida foram ouvidas autoridades como o governador Geraldo Alckmin, a Diretora do Departamento de Indústrias de Equipamentos de Transporte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Margarete Maria Gandini, e o prefeito de Porto Feliz, Levi Fernandes.

Corolla – A fabricação de motores da Corolla em Porto Feliz, por exemplo, continua em análise e sem novidades desde que a possibilidade foi anunciada em 2012. O sedã que tem aparecido com frequência entre os mais vendidos do Brasil, e produzir um motor localmente poderia ajudar a reduzir custos.

Vale lembrar que o Corolla terá uma concorrência renovada ainda este ano, com a chegada das novas gerações de Honda Civic e Chevrolet Cruze.

Outra dúvida é sobre melhorias na unidade da fábrica em Indaiatuba (SP). “A fábrica [em Indaiatuba] é antiga e exige investimentos maiores para se transformar no que a gente precisa. Agora, é hora de estudar.”

De acordo com St. Angelo, a produção do motor do Corolla para o Brasil, um dos carros mais vendidos no país, não envolve apenas uma possível economia por conta da variação no preço do dólar, mas também fornecedores e equipe técnica.

“O mercado muda muito rápido e nós avaliamos isso mensalmente. Honestamente, hoje eu não preciso produzir mais Corolla neste momento. O mercado é nosso líder. Estamos construindo a capacidade para produzir com flexibilidade a qualquer momento”, explica.

A Toyota chegou a fazer investimentos na fábrica do Etios para poder aumentar a produção em Sorocaba e acompanhar a fabricação dos motores em Porto Feliz. A previsão é que a quantidade de veículos saia dos atuais 74 mil para 108 mil veículos por ano a expansão quando entrar em operação. “O momento difícil na economia não é segredo para ninguém, mas vamos esperar por melhorias para isso”.

Híbridos

Apesar de estar fora dos atuais planos da empresa, Miguel Fonseca, afirmou ao G1 que a planta em Porto Feliz pode produzir trens de força para carros híbridos. “Por enquanto não há expectativa para isso, mas essa é uma fábrica flexível que pode ser adaptada para isso”, diz.

Os carros híbridos são uma das apostas da empresa para o futuro. “O motores a gasolina vão morrer. A gente insiste que a tecnologia híbrida e de célula de combustível são o futuro. A demanda ainda é pequena, então não faz sentido produzir aqui, mas um dia vamos fazer os carros híbridos no Brasil”, concluiu.

Outra possibilidade é a de montar o Prius, principal híbrido da marca, em São Bernardo do Campo. A fábrica, que é a mais antiga da Toyota no Brasil, tem recebido investimentos em um processo de modernização. O plano também inclui a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento. 

Fonte: G1