Único aeroporto O.E.A., Viracopos tem certificação suspensa

Por restrições a empresas que estejam em Recuperação Judicial, a Receita Federal do Brasil acaba de suspender – temporariamente – a certificação OEA de Viracopos.
Confira abaixo a íntegra da Nota divulgada pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A. (ABV).
“Como é de conhecimento de todos, Viracopos foi o primeiro – e único – aeroporto brasileiro a obter a certificação Operador Econômico Autorizado (OEA) em território nacional. Entretanto, por força de uma previsão na legislação pertinente, relacionada a restrições a empresas que estejam em Recuperação Judicial, como é o caso da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A. (ABV), a Receita Federal do Brasil acaba de suspender – temporariamente – a certificação OEA de Viracopos.
Tendo em vista que o cancelamento decorreu tão somente de uma imposição legal, e não por qualquer falha nos processos operacionais de Viracopos, a ABV esclarece que todos os processos de segurança e manuseio da carga que foram adequados para a certificação continuam plenamente válidos e executados com qualidade, com ênfase na melhoria contínua dos processos seguros em Viracopos.
Assim, a ABV não prevê impacto operacional a seus clientes, garantindo segurança e confiabilidade nos processos de exportação e importação e mantendo o atendimento aos níveis de conformidade, agilidade e previsibilidade nos fluxos, conforme as exigências do Programa OEA. Vale lembrar que, em abril deste ano, Viracopos foi eleito o Melhor Terminal de Carga do Mundo na categoria até 400 mil toneladas/ano.
A concessionária ABV considera ainda que cabe recurso da decisão e, portanto, fará todos os esforços para recuperar o certificado o mais breve possível.
Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos por meio dos telefones (19) 3725.6061, ou e-mail: jorge.lobarinhas@viracopos.com.