Viracopos – Setor de cargas continua tendo destaque nos números do terminal

Apesar do crescimento de voos de passageiros no Aeroporto Internacional de Viracopos nos últimos anos, as cargas ainda permanecem como uma das principais fontes de receita do terminal.
Verdade que, com a economia recessiva no ano passado, a movimentação de mercadorias caiu na importação e na exportação – mas a escalada do dólar, que registrou valorização de quase 50%, impediu a degradação das contas do terminal.
Outro fato positivo foi que a participação em receita de Viracopos nas importações brasileiras pelo modal aéreo
passou de 7,44% para 7,99% entre os anos de 2014 e 2015.
De acordo com informações da Aeroportos Brasil Viracopos, as receitas com cargas importadas (em reais) cresceram 14% no ano anterior.
Em compensação, o volume de importações caiu 20,02%, passando de 155.739 toneladas em 2014 para 124.560 toneladas em 2015.
Nas exportações, a redução foi de 14,61%. A quantidade baixou de 61.469 toneladas para 52.485 toneladas.
O cenário reflete o declínio da atividade econômica no País, principalmente do setor industrial. Viracopos é
o maior aeroporto em operações de cargueiros puros no País e cresce na participação de cargas de porão (em voos
de passageiros) para o Exterior.
O diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Gustavo Müssnich, afirmou que a conjuntura econômica
influenciou o movimento de cargas em Viracopos, mas que foram adotadas ações para garantir o fluxo de operações em 2015.
“Buscamos por mais eficiência e adotamos medidas para a fidelização dos clientes”, comentou. Ele ressaltou que o câmbio permitiu manter o equilíbrio das receitas com cargas em Viracopos, mesmo em um ano em que houve recuo no volume de mercadorias.
“Fomos auxiliados pelo fator dólar e também pelo crescimento de setores que operam cargas com alto valor agregado no aeroporto, que formam uma boa parcela de toda a nossa movimentação”, disse.
Segundo ele, a concessionária sempre busca novas alternativas para mais vôos cargueiros em Viracopos.“Estamos checando oportunidades na Europa e na Ásia”, afirmou.
Cargas domésticas Outra ação para garantir o incremento de receitas com cargas é a criação de um espaço
para armazenamento de operações domésticas. Após a mudança das companhias aéreas que operam voos nacionais, para o novo terminal de passageiros, que deve acontecer em março, o antigo terminal terá uso misto e um deles será abrigar as mercadorias que transitam dentro do País.
O diretor de Operações da Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota, afirmou que o potencial do segmento é grande e passará a ser melhor explorado com o terminal de cargas domésticas. “Até o final deste ano, o terminal deverá estar pronto para acomodar as operações de cargas domésticas que hoje ocorrem em espaço das companhias aéreas”, disse.

(AAN/RAC)