Viracopos faz balanço de funcionamento do WMS na Importação

Sistema é um dos mais importantes e estratégicos projetos para o setor de cargas do aeroporto

O Aeroporto Internacional de Viracopos começou a implantar no TECA Importação o WMS (Warehouse Management System), novo sistema de gerenciamento do Terminal de Cargas. Do dia 11 de setembro, data de início do funcionamento da ferramenta, até o dia 18 de setembro, foram recebidos pelo novo sistema 17 voos e processados 1.862 volumes de carga com um peso total de 154.046 quilos. No mesmo período, ocorreram 417 embarques.

Os dados de processamento durante a primeira semana foram bem avaliados pelo Assessor de Negócios de Carga de Viracopos, Adam Cunha. “Sendo um Go Live gradativo, o volume processado na primeira semana é bem positivo. Demonstra que o sistema está funcionando conforme o esperado e que estamos conseguindo incluir cada vez mais voos e volumes que chegam na Importação. Encontramos alguns entraves durante os processos iniciais, mas todos estão sendo resolvidos em tempo real com a reparação adequada dos processos”, disse.

O novo e moderno sistema começou a ser implantado no TECA Exportação, em março passado. Agora, o WMS entrou em funcionamento gradual na área de Importação com o processamento de um voo para a realização de testes em tempo real e com todos os dados operacionais.

A intenção da equipe do TECA é validar todos os processos com a instrução do novo sistema na área de Importação de Cargas. “Comprovada a precisão e a exatidão do funcionamento de todo o sistema com esse primeiro voo, nós pretendemos adicionar gradualmente mais voos nos dias seguintes para completar o Go Live”, disse o assessor.

De acordo com Cunha, o sistema WMS é considerado um dos mais importantes e estratégicos projetos para o setor de cargas. “Esse processo de melhorias, implementação e adaptação pode trazer algumas inconveniências iniciais, mas os imediatos ganhos de produtividade, melhorias de gestão e disponibilidade de informações aos clientes compensam o esforço. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está comprometida em fazer todo o possível para uma transição sem grandes transtornos”, completou.

Para isso, Viracopos considera importante o feedback de todo o setor durante o processo de implantação para que o sistema funcione de forma correta e eficaz. “Somente em parceria com toda a cadeia logística, Viracopos realizará a sua visão de ser o melhor e maior complexo aeroportuário da América Latina”, concluiu Cunha.