Auditores Agropecuários do MAPA intensificam mobilização em Viracopos
Os auditores fiscais federais agropecuários decidiram intensificar a mobilização nacional, a partir desta semana. A operação afeta também o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Segundo a assessoria do terminal, as cargas com embalagens de madeira estão sendo liberadas com mais lentidão. Também foi apurado que as cargas vivas ou perecíveis não estão sendo prejudicadas.
O grupo reivindica a reestruturação da carreira e melhor condição de trabalho.
Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, durante reunião na última quarta-feira (21), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se comprometeu a participar de uma reunião no próximo dia 29 com os auditores fiscais federais agropecuários no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Neste novo encontro, Fávaro disse que apoiará no que for possível o pleito dos servidores, que pedem a reestruturação da carreira. Desde o dia 22 de janeiro, após decisão em assembleia realizada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), os servidores da área promovem a chamada “Operação Reestruturação” como forma de pressionar o governo a apresentar um acordo à reivindicação.
Neste período, os auditores têm respeitado o último dia de prazo previsto em normas do Ministério da Agricultura e Pecuária para liberação de certificados e mercadorias em portos, e continuam deixando de cumprir horas extras não remuneradas, em todos os postos de trabalho, como portos e aeroportos. Assim como já vem ocorrendo, as atividades essenciais de defesa agropecuária seguem normalmente, como, por exemplo, o diagnóstico de doenças e pragas previstas em programas de controle do Mapa; a emissão de Certificado Veterinário Internacional para viagem de pets; e a vistoria de cargas vivas e perecíveis.
A mobilização teve início no dia 22 de janeiro.