Bens de consumo puxam a exportação na Região Metropolitana de Campinas

A exportação de bens de consumo puxou a exportação das empresas associadas ao Ciesp-Campinas (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em janeiro, e foi o principal responsável pela expansão de 21,6% nas exportações em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo a pesquisa Sondagem Industrial, o crescimento foi de 119% e atingiu US$ 56,6 milhões.

“O aumento nas exportações de bens de consumo, que são os produtos acabados, foi o ponto positivo das exportações em janeiro. O governo tomou medida que onera os impostos de alguns produtos importados”, explica o diretor do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho.

No entanto, participação de bens de consumo nas exportações da região ainda é pequena, e corresponde a 19,8% do total. Atrás da exportação de matérias-primas – bens intermediários (65,4%), e à frente dos bens de capital (14,8%), como máquinas, por exemplo. Apesar do aumento das exportações, as importações cresceram em ritmo mais elevado em janeiro, e foram 25,9% superiores às registradas no primeiro mês de 2012. Com isso, o deficit da balança comercial das empresas do Ciesp-Campinas cresceu 24,4%.

Fonte: Jornal Todo Dia

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *