Elog investe na verticalização do CLIA São Paulo

Com foco no segmento de bens de consumo, adaptação do espaço já trouxe novas contas

A Elog, operador logístico controlado pelo grupo Ecorodovias, investiu na verticalização do CLIA São Paulo para aumentar a capacidade de estocagem e armazenagem, com foco no segmento de bens de consumo. Foram seis meses de trabalho para aprimorar a infraestrutura de armazenagem com novas prateleiras, novas posições porta-paletes e três novas empilhadeiras elétricas que possibilitam realizar algumas operações para agregar valor ao fluxo da mercadoria do cliente de vestuário, calçados e alimentício. “Passamos a oferecer embalagem e etiquetagem da carga como serviços que antecipem e facilitem o recebimento final da carga, que pode seguir já acondicionada e mais próxima da forma correta para o destino final”, explica Jefferson Satyro, gerente de Negócios da Elog.

Aproveitando melhor o espaço de armazenagem da área alfandegada, dedicada ao desembaraço aduaneiro de importação e exportação de produtos, e aprimorando os processos o perfil dos clientes foi ampliado. “Conquistamos novas contas importantes na área de vestuário e e-commerce com a adequação, que nos permitiu atender a esses segmentos e agregar valor à cadeia logística dessas empresas, oferecendo uma solução completa, porto-porta ou aeroporto-porta”, comenta Satyro ao se referir ao diferencial da Elog, que oferece também os serviços de transporte, armazenagem geral e alfandegada e gestão da informação de forma integrada e interligada.

O CLIA São Paulo fica na Mooca, na Zona Lesta da capital paulistana, e tem área total de 18.100m², 11.600m² de armazéns e 16 docas. O espaço mantém também área climatizada para cargas que demandam controle de temperatura com toda segurança necessária voltada para o setor farmacêutico.

Dachser abre sua própria filial de logística rodoviária na Turquia

Dachser inicia atividades com sua própria filial de logística rodoviária na Turquia.  A nova filial em Istambul estará ligada a rede Europeia através da organização Cargoplus.

A equipe da Dachser Turkey Lojistik Hizmetleri A.S. fará melhorias nos serviços de distribuição existentes e aquisição de clientes na Turquia e, consecutivamente, estabelecerá suas próprias operações de importação e exportação conectadas a rede de grupagem da Dachser Europa. Os serviços de logística intermodais e interligados continuam a oferecer um grande potencial. A Dachser, operador logístico alemão e oitavo 3PL do mundo, já está presente em Istambul e Izmir com seu Business Field de Air & Sea Logistics.

“A Turquia é uma mercado interessante para a logística. A economia está se desenvolvendo rapidamente, a população é jovem e vem crescendo mais que a média europeia,” explica Wolfgang Reinel, Managing Director European Logistics North Central Europe, que é responsável pela logística rodoviária da Dachser na Turquia. “Nós temos desenvolvido operações de transporte na Turquia nos últimos anos. Agora é a hora de dar os próximos passos para garantir que nossos clientes possam se beneficiar das vantagens oferecidas pelos sistemas de TI uniformes da Dachser – principalmente do Tracking & Tracing. Com a colaboração da nossa organização de transporte aéreo e marítimo, nós queremos abordar alguns segmentos dos setores de crescimento turcos com o de consumo de bens, automotivo e têxtil/moda com uma estratégia de logística holística e intermodal.”

A Dachser Turquia Road é dirigida por um gerente de logística experiente, Erkan Basak. O gerente de 49 anos trabalha com grandes provedoras de logística internacionais há quase 25 anos. “Nós estabelecemos metas de crescimento ambiciosas e queremos estabelecer outras filiais nos importantes centros industriais de Bursa, Izmir, Ankara e Mersin a médio prazo,” de acordo com Basak.

Dachser Turquia Road e Dachser Turquia Air & Sea Logistics vão se apresentar juntas na feira de transporte internacional Logitrans, em Istambul, entre 18 e 20 de Novembro de 2015 (corredor 10, loja 307).

Dica da Semana – Conheça um ótimo local para sua confraternização de final de ano

Espaço para Eventos – A Riyad Esfihas Especiais possui um excelente espaço reservado no piso superior para realização de eventos empresariais, confraternizações, aniversários, festas e muito mais. Entre em contato e reserve o espaço para seus eventos.

Esta é a “dica da semana” do Portal GPA LogNews para a comunidade de comércio exterior e logística de Campinas e Região para conhecer o Restaurante da Cozinha Árabe: Riyad.

O endereço é Rua Antonio Lapa 382 (esquina com Barreto Leme) – Campinas (SP). O telefone é (19) 3254-3458

O Riyad possui também Espaço Kids e Delivery. Confira!

Receita Federal admite atrasos na importação em Guarulhos

GRU_TECA_Importacao_cargaSituação é agravada com falta de Auditores-Fiscais e o aumento do número de despachos em canais “amarelo” e “vermelho”.

A Receita Federal do Brasil (RFB) no Aeroporto Internacional de São Paulo informou que está ciente dos problemas referentes a atrasos nos despachos de importação. Além do fato de que os novos sistemas e a nova metodologia de conferência documental contribuírem para o aumento do tempo médio de análise do despacho, tal situação foi agravada por diversos fatores, dentre eles o recente desfalque de Auditores-Fiscais e o aumento do número de despachos em canais “amarelo” e “vermelho”.

Confira a íntegra abaixo da Nota divulgada pelo órgão, assinada pelo Auditor-Fiscal da SEDAD, Rodrigo Kendi Hiramuki.

NOTA –“A Receita Federal do Brasil no Aeroporto Internacional de São Paulo vem por meio deste comunicar que está ciente dos problemas referentes a atrasos nos despachos de importação. Além do fato de os novos sistemas e a nova metodologia de conferência documental contribuírem para o aumento do tempo médio de análise do despacho, tal situação foi agravada por diversos fatores, dentre eles o recente desfalque de Auditores-Fiscais e o aumento do número de despachos em canais “amarelo” e “vermelho”. Aproveitamos o ensejo para informar que medidas já estão sendo tomadas para regularizar a situação no menor espaço de tempo possível. Gratos pela compreensão”

Att.

Rodrigo Kendi Hiramuki
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil ALF/GRU/SEDAD

RIOGaleão: “Queremos estabelecer o Aeroporto como a porta de entrada de carga mais eficiente do país”

Patrick RIOGaleãoApós lançar Programa de Eficiência Logística, Centro Cargueiro promete eliminar por ano “80 Boeings747’ lotados de papel com implantação do e-AWB

O RIOgaleão Cargo acaba de lançar o Programa de Eficiência Logística, iniciativa da concessionária que tem como objetivo apoiar importadores e prestadores de serviços do terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim para que obtenham melhor performance de tempo nos processos de importação. O projeto era uma prática da antiga administradora Infraero, em outros aeroportos cargueiros do Brasil.

O ranking mensal será acompanhado por um trabalho de assessoria do RIOgaleão Cargo, que visa buscar soluções conjuntas para melhorar a performance das empresas importadoras, como a redução do tempo médio e de custos, engajamento com órgãos anuentes e prestadores de serviço e competitividade. “A otimização dos processos de importação é um benefício do programa que abrange todos os envolvidos no negócio. A implantação do Programa de Eficiência Logística do RIOgaleão Cargo reflete nosso desejo de agregar valor ao cliente, desenvolvendo a cadeia logística, e de estabelecer o RIOgaleão a porta de entrada mais eficiente do país”, ressalta Patrick Fehring, diretor do RIOgaleão Cargo.

e-AWB – O RIOgaleão Cargo e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) promoveram o Workshop e-AWB no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim.  O gerente de campanha da IATA, Claudio Terry, foi o responsável pela abertura da palestra, seguida da apresentação do gerente de operações do RIOgaleão Cargo, Gilberto Ribeiro, que falou sobre a implementação da solução eletrônica no aeroporto, vigente há aproximadamente dois meses. “Ao adotarmos o e-AWB, estamos realizando avanços na redução da quantidade de papel utilizada nessas transações e na consequente agilidade nos processos e transparência no relacionamento com os agentes da cadeia. O benefício é garantido a todos os envolvidos”, explicou Ribeiro.

Segundo a IATA, a implantação do e-AWB deve eliminar em torno de 7.800 toneladas de documentos físicos por ano, o equivalente a 80 Boeings 747 lotados de papel.

O Eletronic Airway Bill (e-AWB) tem como objetivo diminuir a burocracia no transporte de cargas aéreas por meio da substituição de documentos físicos por arquivos eletrônicos. Em agosto deste ano, o RIOgaleão Cargo recebeu a autorização da Receita Federal para utilizar o e-AWB na área de exportação. O recurso eletrônico, além de precisão e segurança, pode apresentar redução no tempo de entrega da carga aérea e um ganho médio de 20% a 44% de eficiência – para as companhias, agentes de cargas e despachantes aduaneiros.