Brainfarma anuncia R$ 2 bilhões em investimento em Goiás nos próximos cinco anos

A Brainfarma, uma empresa do Grupo Hypera Pharma e uma das maiores fabricantes de medicamentos do Brasil, anunciou hoje em Goiás um plano para investir R﹩ 2 bilhões na expansão de suas operações em Anápolis, no Estado de Goiás, ao longo dos próximos cinco anos. Esse investimento deve resultar na criação de 2 mil novos empregos diretos na maior unidade industrial farmacêutica da América Latina.

O anúncio ocorreu durante a inauguração da nova unidade de fabricação de medicamentos sólidos da empresa, que contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e um grupo de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo do Estado. A comitiva foi recebida pela diretoria da empresa seguindo estritos protocolos de saúde e segurança, em função da pandemia, incluindo uso de máscaras e distanciamento social.

“Goiás é presenteado com a decisão do Grupo Hypera Pharma, empresa reconhecida mundialmente, que faz com que toda estrutura dele no país se concentre aqui na cidade de Anápolis. Acho que também em decorrência daquilo que o Estado tem demonstrado, que é a maneira como estamos avançando na governabilidade.”, diz Ronaldo Caiado, governador de Goiás.

Desde o ano passado, a empresa já vem investindo em aumento de capacidade para fazer frente não só ao crescimento do mercado farmacêutico brasileiro, mas também à futura transferência da produção para Goiás de negócios adquiridos pela Hypera Pharma desde o final de 2019.

Essas aquisições, no valor de aproximadamente R$ 4,6 bilhões, incluem grandes nomes como Buscopan, Buscofem e Buscoduo (adquiridas da Boehringer Ingelheim), além de produtos dermatológicos adquiridos da indiana Glenmark. Em breve, com a aprovação pelo Cade na última quarta-feira, 20/1, a lista se estenderá ao portfólio da Takeda no Brasil, transação cujo fechamento está previsto para as próximas semanas.