BYD vai inaugurar nova linha de produção em Campinas

A BYD, empresa chinesa que produz tecnologia para painéis fotovoltaicos, anunciou a inauguração de uma nova linha de produção de módulos fotovoltaicos no país. O local será a fábrica em Campinas (SP), que já opera há cinco anos. A cerimônia de inauguração acontece no dia 19 de abril.

Com isso, a empresa passa a comercializar uma linha completa de módulos de alta potência, mono e bifaciais, que variam de 450 W até 670 W. A fábrica se torna compatível com todas as dimensões de células fotovoltaicas atualmente disponíveis no mercado.

Agora é possível realizar a laminação e o encapsulamento de módulos convencionais ou double-glass. Outro fato de destaque é que a expansão e transformação dos processos produtivos – segundo a BYD, 98% dos equipamentos da nova linha são novos. Isso permitirá à empresa triplicar sua capacidade para atingir 0,5 Gigawatt, suficiente para abastecer uma cidade com 750 mil habitantes.

Os novos módulos voltaicos vão ser produzidos e comercializados no mercado pela BYD Energy – incluindo projeto, desenvolvimento e implementação. Eles foram desenvolvidos pela engenharia local da própria empresa. “Esse é o grande diferencial da BYD. Quando falamos em investir ou em desenvolver o mercado, não pensamos só na produção e venda. Inclui também a formação de mão-de-obra especializada e treinamento. Temos muito orgulho em afirmar que grande parte do nosso equipamento foi desenvolvida pela equipe de pesquisa e engenharia de produtos aqui do Brasil”, afirma Marcelo Taborda, diretor comercial da BYD Energy do Brasil.

“Hoje, além de representar a maior fábrica em operação e ocupar a posição de maior fabricante do país, já produziu mais de 1,6 milhão de módulos nos últimos cinco anos, trazendo ao mercado grande independência e economia, como fonte de energia limpa e renovável”, afirma Adalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade da BYD Brasil.