Região de Campinas receberá operação de gigante do setor automotivo

A Toyota, gigante do setor automotivo, vai transferir sua fábrica de São Bernardo para o interior de São Paulo. Indaiatuba e Porto Feliz e Sorocaba irão absorver produção realizada no ABC.

A transferência começa neste ano e vai até 2023. Segundo a empresa, será oferecida oportunidade de transferência de cidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista.

Atualmente, a planta de São Bernardo do Campo conta com cerca de 550 pessoas e é o local onde são produzidas peças que equipam modelos produzidos no Brasil, Argentina e Estados Unidos. A Toyota já anunciou investimentos de R$ 50 milhões na fábrica em Indaiatuba para aquisição de novas tecnologias.

A montadora justificou que a iniciativa tem por objetivo “buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País”.

São Bernardo do Campo recebeu a primeira fábrica da Toyota instalada fora do Japão e a mais antiga da companhia no Brasil (1962). Atualmente, produz componentes que abastecem a fábrica de motores em Porto Feliz, que servem aos modelos Etios, Yaris e Corolla, além de exportar peças para os EUA, para montagem do motor do sedã Camry.