Concessionária negocia base dos Correios no Aeroporto de Viracopos

Campinas e Guarulhos disputam hub de distribuição, diz gerente comercial. Empresa aérea de cargas FedEx também está interessada na centralização.

A concessionária Aeroportos Brasil está em negociação com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para a implantação de um hub da estatal no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para distribuição de carga doméstica. De acordo com o gerente comercial da concessionária, Carlos Valente, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) também está na disputa pelo ponto de distribuição oficial no estado de São Paulo. A Aeroportos Brasil venceu em agosto a concorrência para administrar o terminal durante 30 anos.

A informação sobre as negociações foi divulgada em evento organizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) nesta terça-feira (18) durante apresentação a empresários do projeto de ampliação de Viracopos, divulgado pela Aeroportos Brasil na segunda-feira (17). O aeroporto de Campinas possui o maior terminal de cargas do país e movimenta por ano 289 mil toneladas em importação e exportação.

Os detalhes das negociações com os Correios não foram divulgados por Carlos Valente porque foi assinado um termo de confidencialidade sobre o assunto. O gerente comercial da concessionária informou apenas que a implantação do hub de carga doméstica faz parte de um plano de posicionamento estratégico da estatal no Brasil para melhorar a eficiência na distribuição.

A empresa aérea de transporte de cargas FedEx, que possui uma base em Campinas, informou no evento que também tem a intenção de criar um hub oficial em Viracopos. Atualmente, a companhia possui um armazém, duas aeronaves no terminal que operam para a Argentina e o Chile, além de outro avião que está diariamente em deslocamento entre o Brasil e os Estados Unidos. O volume de carga movimentado por Viracopos não foi divulgado pela FedEx.

“Hoje nós temos o que chamamos de ‘conceito de hub’ em Campinas. A cidade é a nossa porta de entrada para todo o cone sul na América Latina, mas ainda não temos um hub oficial”, explica o gerente sênior de operaçõos da FedEx no Brasil, Luis Mauri, que afirma ainda que a empresa sempre apostou no aeroporto de Campinas, mas espera a construção do novo terminal de cargas para definir como será definido o ponto de distribuição.

Transporte de cargas – O aeroporto de Viracopos é o maior terminal de cargas do país e movimenta por ano 289 mil toneladas em importação e exportação. A concessionária Aeroportos Brasil prevê, que até o fim da concessão, o volume aumente para 1 milhão de toneladas anualmente.

Crescimento depende de linha férrea – O crescimento de Viracopos depende que projetos de linha férrea, como Trem de Alta Velocidade (TAV), saiam do papel, segundo a concessionária. O plano de ampliação apresentado na segunda-feira prevê a integração com sistemas de transporte férreo e rodoviário. Atualmente, o aeroporto recebe sete milhões de passageiros por ano e a expectativa é que esse número dobre até 2014, chegando a 80 milhões no fim do contrato, uma elevação de 1024% no movimento.

Segundo o presidente do conselho de administração da concessionária, João Santana, na segunda fase do projeto, a partir de 2015, está prevista a construção de estações para trens de alta e baixa velocidade. “Para chegar a 80 milhões de passageiros, o aeroporto necessita de ligações ferroviárias, seja o trem de alta velocidade como também os trens regionais. É muito importante que isso ocorra, mas estamos seguros que irá ocorrer”, disse Santana.

A concessionária defende ainda que a previsão é baseada na expectativa de crescimento da economia brasileira juntamente com o potencial da região de Campinas.

FONTE: G1

 

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