Entenda a importância de eventos como o Gourmet Comex na construção do Networking

Na última sexta, dia 20, mais de 100 profissionais de comércio exterior do interior de São Paulo estiveram reunidos em Campinas para a 23ª edição do Gourmet Comex, almoço de Networking. Talita Olivatto, diretora da AMECOMEX apresentou um overview sobre “A experiência no estudo e a previsão de implantação dos Atributos da NCM para a DUIMP no Portal Único”.

Mais uma vez, o evento contou com a adesão de empresas, como ABV (Viracopos), Multilog, Sindasp, Libraport e Agesbec. Além da Haidar, Asa Express, V. Santos e Tristar e a parceria da Artes Filmes e do Portal LogNews. O CIESP Campinas é apoiador oficial desde o início dos encontros

“O sucesso em chegar ainda robusto em sua 23ª edição reside em que os tradicionais apoiadores não possuem uma visão míope, em identificar resultados instantâneos nesse tipo de evento. Entendem, que a colheita vai além de um simples, mas igualmente importante, aperto de mão com um cliente no almoço ou troca de cartão com um prospect. Principalmente, os apoiadores sabem explorar as oportunidades antes, durante e após o evento” analisa Nilo Peralta, realizador do Gourmet Comex.

“Menos é mais.” A famosa frase do arquiteto alemão, Ludwig Mies Van der Rohe, faz parte das expressões presentes no cotidiano do brasileiro. Fundamentalmente, a expressão tem por objetivo lembrar que, em muitos casos, poucas opções podem produzir um melhor efeito ou resultado.

As empresas hoje buscam por grupos de networking estratégicos. Tentar participar de muitos grupos só vai tirar o foco do resultado que se busca alcançar, por isso, mais importante que quantidade é a qualidade das relações empresariais.

Por fim, algumas dicas são imprescindíveis. Geração de referências e aumento de negócios são os benefícios mais óbvios e a razões pelas quais a maioria dos empresários decide participar de atividades de networking. Mas, ainda é possível buscar oportunidades que podem surgir num encontro de negócios, como joint ventures, geração leads, novos clientes, proposição de parcerias, convites para palestrar ou escrever sobre sua empresa em outros eventos/veículos, fechamento efetivo de novos negócios, entre outros.

Definitivamente, por 23 edições e 13 anos de estrada, o Gourmet Comex proporciona essas frentes.

Com a colaboração: Ana Miaço