Exportações são as maiores do Aeroporto de Viracopos nos últimos seis meses
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou alta de 12% no saldo de cargas movimentadas, em relação ao mesmo período do ano anterior, embora as importações tenham sido reduzidas diante das oscilações no preço do dólar americano, que alcançou teto de até R$ 4,10.
O levantamento da concessionária ABV (Aeroportos Brasil Viracopos), responsável pela gestão do terminal, indica que, a alta (principalmente na movimentação de passageiros) sinaliza a reação do aeroporto após passar pela crise mais expressiva desde o início da concessão. Viracopos está em recuperação judicial e a venda de ações está em avaliação.
A movimentação de cargas em maio, incluindo as operações domésticas e internacionais (exportações e importações), no comparativo com 2018, representa crescimento de 12%, de acordo com os dados da concessionária. Ao todo, aproximadamente 19,7 mil toneladas passaram pelo terminal do aeroporto, enquanto que no mesmo período do ano anterior foram 17,6 mil.
O acumulado desde janeiro representa crescimento de 3,2% – passou de 89,9 mil para 92,9 mil. O total somado nas operações doméstica subiu 920% – foi de 1,5 mil para 15,4 mil toneladas.
Cargas domésticas: 15,4 mil toneladas
Cargas internacionais: 77,4 mil toneladas
Soma: 92,9 mil toneladas
Cargas domésticas: 1,5 mil toneladas
Cargas internacionais: 88,4 mil toneladas
Soma: 89,9 mil toneladas
O fluxo de exportações, responsável por 6,1 mil toneladas, é o maior em seis meses. Antes disso, o melhor resultado ocorreu em novembro de 2018, quando foram contabilizadas 6,7 mil toneladas.
As importações representaram 10 mil toneladas e o resultado refletiu as oscilações do dólar americano, que alcançou maior valor em 20 de maio, quando a cotação terminou em R$ 4,10. No comparativo com abril (10,3 mil toneladas), a baixa foi de 2,9%; enquanto que em relação ao total registrado no mesmo mês de 2018 (11,6 mil toneladas) a variação negativa foi de 11,1%.
Com informações G1