O gigante cargueiro Viracopos

Por Ricardo Drago – Presidente AGESBEC

Neste final de novembro participei do almoço de Networking “Gourmet Comex”, em Campinas, no interior de São Paulo, cidade que abriga o Aeroporto Internacional de Viracopos, um dos maiores centros cargueiros da América Latina.

No evento, ocorreu a apresentação do Dr. Camilo Cremonez, delegado da Alfândega da Receita Federal do Brasil (RFB) em Viracopos, que divulgou números atualizados das operações locais em 2022, que agora divido aqui com os leitores desta coluna, com alguns comentários importantes e pertinentes.

Para se ter uma ideia da representatividade do Terminal de Viracopos, quando se trata da carga aérea, os números falam por si.

Em 2022, Viracopos atingiu, até setembro, a maior quantidade de Declarações de Importação (DI) OEA – Operadores Econômicos Autorizados – no Brasil, com cerca de 150 mil DI’s. As empresas que possuem esta certificação gozam de facilidades em função de seu histórico de segurança, além do cumprimento de rígidas regras de compliance em suas operações e processos administrativos.

Viracopos foi também, no mesmo período, o segundo maior Hub de comércio exterior do Brasil na importação (385 mil DI + DTA), ficando apenas atrás do Porto de Santos em números nacionais, superando o Aeroporto de Guarulhos nesta modalidade.

Neste ponto, chamo a atenção da relevância da atuação da AGESBEC com o mercado de comércio exterior da Região do ABC, atuando como Centro Consolidador de Cargas no Tripé (Santos/Guarulhos/Viracopos) dentro do Eixo do Rodoanel e fora das zonas de Rodízio da cidade de São Paulo, onde as Cargas que chegam ao Brasil pelo Aeroporto de Viracopos também são beneficiarias dos serviços do Porto Seco de São Bernardo do Campo e que hoje representa 20% do volume de carga em trânsito.

Mais números expressivos mostram que, nas exportações, possui a segunda movimentação do Brasil, com 200 mil Declarações de Exportação (DUE), em 09 meses, igualmente superando o Terminal Aéreo de Guarulhos na grande São Paulo.

*Dados apresentados pela RFB Viracopos

 

 

A liderança também se manifesta na modalidade Remessas Expressas, com o 1º lugar em aeroportos ao totalizar 1.151 mil volumes em 2022.

*Dados apresentados pela RFB Viracopos

 

 

Por fim, é o primeiro no Brasil em importação aérea com mais de 300 mil declarações e em arrecadação com R$ 9,2 bilhões.

*Dados apresentados pela RFB Viracopos

 

A apresentação encerrou com projetos para 2023. E o primeiro deles é a “Aduana sem papel”. Protocolos eletrônicos – PUCOMEX – Agilidade, Economia de Recursos – Público e Privado e baseada em sustentabilidade.

Por fim, em especial e não à toa, registro aqui meus cumprimentos ao reconhecimento do servidor público Camilo Cremonez, Delegado da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto de Viracopos, que recebeu, no início de novembro, o prêmio “Desempenho Funcional” do Ministério da Economia, pelo seu trabalho.