Porto de Santos prevê crescimento para 2013
A expectativa do diretor presidente da CODESP, Renato Barco, é que o Porto de Santos atinja um total de 103 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2012, um crescimento da ordem de 6% em relação ao registrado em 2011 (97.170.308 t). Quanto ao resultado financeiro, Barco projeta fechar o ano com um lucro líquido de R$ 83 milhões. Os últimos números anunciados são de novembro de 2012, quando o Porto registrou a maior movimentação já verificada para esse mês, apontando crescimento de 18,3% em comparação ao realizado em novembro de 2011.
Já para 2013, a CODESP estima um crescimento em torno de 13% para o Resultado Econômico, com um Lucro Líquido de, aproximadamente, R$ 100 milhões.
Essa projeção se baseia nas perspectivas para a economia nacional no próximo ano. Segundo pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), a maioria dos participantes das 214 empresas ouvidas preveem uma inflação estável e um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4% para o próximo ano. Já os setores industrial e Varejista projetam um crescimento de 4,10% e 13,35%, respectivamente.
Estes cenários projetados para 2013 estão amparados nas medidas que o governo brasileiro continua buscando para manter a taxa básica de juros (SELIC) em 7,25%, uma taxa de inflação em torno de 5% (controlada) e uma recuperação da atividade no cenário nacional.
Finalmente, as previsões para a Balança Comercial apontam que as trocas comerciais brasileiras tendem a evoluir, ainda mais, se o país buscar uma aproximação com economias consolidadas como Estados Unidos (EUA), Alemanha e China, como também, com mercados emergentes como Rússia, Índia, África do Sul e México.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!