Viracopos disputará demanda aérea com Guarulhos

O modelo de concessão dos aeroportos, anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT), prevê estímulo à concorrência entre os terminais e, para que isso seja possível, o governo estuda impedir que um concessionário administre mais de um terminal.

Quem disputar para Cumbica, em Guarulhos, por exemplo, não poderá participar da licitação de Viracopos, em Campinas. As concessionárias vão poder fixar tarifas e contratar seus próprios controladores de voo para apresentar melhores condições de operação, de forma que os aeroportos sejam mais competitivos.

A intenção do governo informou o ministro da Secretaria de Aviação, Wagner Bittencourt, em entrevista ao jornal Valor, é publicar o edital de concessão até dezembro para os aeroportos de Viracopos, Cumbica (em Guarulhos) e Brasília.

Eles serão administrados pela iniciativa privada, que terá participação acionária de 51% na Sociedade de Propósito Específico (SPE). Os outros 49% serão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A concessão vai permitir, segundo o ministro, a competição tarifária entre os aeroportos.

Fonte: Correio Popular

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *