Viracopos pede parecer sobre desvio de linha férrea para construir a 2ª pista de pouso e decolagem

Concessionária do aeroporto de Campinas espera entregar obra em 2017. Para isso, traçado de locomotivas terá de ser alterado no sítio aeroportuário.

A concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Viracopos protocolou na Prefeitura de Campinas (SP) o pedido de avaliação do projeto de desvio da linha férrea que passa pelo sítio aeroportuário. A intervenção é necessária para a construção da segunda pista de pousos e decolagens do terminal aéreo, com data de entrega prevista para 2017.

Segundo a Prefeitura, a solicitação foi feita na sexta-feira (1º) e chegou à Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável nesta segunda-feira (4). A administração municipal dará um parecer sobre os impactos ambientais caso o desvio da linha férrea seja executado. Não há prazo para elaboração do documento.

Ferrovia – A ferrovia que corta o sítio aeroportuário liga Brasília (DF) a Santos (SP), passando por Campinas. Segundo a América Latina Logística (ALL), concessionária responsável trecho, por ela são transportadas cargas de milho, soja, açúcar, entre outros itens. A informação da administração de Viracopos é que a construção da segunda pista está em fase de projetos e estudos.

De acordo com a Secretaria do Verde, a Prefeitura dará um parecer sobre o assunto, mas o licenciamento ambiental para a obra depende da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada ao governo estadual. O projeto também vai passar por avaliação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

Ampliação de Viracopos – A construção da segunda pista do aeroporto vai começar após maio de 2014, data prevista para inauguração do novo terminal. A obra faz parte da 2ª etapa de ampliação do terminal aéreo, na qual estão previstas intervenções para Viracopos atender até 22 milhões de passageiros por ano.

A falta de uma segunda pista deixou o aeroporto de Campinas inoperante durante 45 horas em outubro de 2012, após um cargueiro quebrar e impedir a chegada e saída de outras aeronaves. Além disso, o diretor de operações da concessionária, Marcelo Mota, também avalia que a alternativa para pousos e decolagens éimportante para atrair voos internacionais aViracopos.

Por meio de nota, a ALL disse que existe a possibilidade de ser realizado desvio da linha férrea que passa atrás de Viracopos. E que, para isso, a concessionária que administra o aeroporto precisa elaborar um projeto que deve ser aprovado tanto pela empresa quanto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

 

Fonte: G1 Campinas e Região

 

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