Queda do preço do petróleo e “baixa temporada” podem derrubar tarifas nas cias. aéreas cargueiras em 2015

Lufthansa-Cargo-1Em 2015, por conta da queda no petróleo, cias aéreas americanas devem superar recordes de lucro atingidos no final dos anos 90, afirma IATA. Segundo especialista, a queda das tarifas na carga aérea poderá ocorrer nos primeiros meses do próximo ano, no Brasil.

Os preços de combustível em queda e um crescimento econômico mais forte significam que companhias aéreas globais vão registrar suas margens de lucros mais fortes em mais que cinco anos em 2015, disse a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês).

A associação baseada em Genebra, que representa cerca de 250 companhias aéreas que são responsáveis por 84 por cento do tráfego aéreo, disse que o lucro líquido vai subir para 25 bilhões de dólares em 2015, resultado numa margem de lucro de 3,2 por cento.

A Iata também elevou sua projeção de lucro para 2014 para 19,9 bilhões de dólares, ante estimativa anterior de 18 bilhões de dólares. Os gastos de companhias aéreas com combustível vão cair para 192 bilhões de dólares em 2015, ante projetados 204 bilhões de dólares neste ano, segundo a Iata.

As operadoras americanas deverão ter o melhor desempenho nos lucros neste ano, com uma renda líquida de US$ 11,9 bilhões que podem atingir US$ 13,2 bilhões em 2015, gerando uma margem de 6 % que ultrapassaria o pico registrado no final da década de 1990.

No Brasil – A queda do preço do petróleo deve derrubar tarifas no transporte de carga aérea no Brasil somente no início de 2015, como afirma Marcos Rossi, Regional Airfreight Head LATAM
DACHSER Brasil. “Apesar da baixa no preço do petróleo, estamos em plena “alta temporada” e reduções efetivas nos custos poderão ser notadas, provavelmente, a partir dos primeiros meses do próximo ano. A América do Sul, por exemplo, nesse momento, está super aquecida com a exportação de produtos perecíveis e os custos de frete permanecem altos”, destaca Rossi. Já na avaliação de Romney Albanez, diretor da empresa de desembaraço aduaneiro e agenciamento de carga “ARN”, o reflexo no processo contrário é imediato. “Quando temos o aumento no preço do petróleo, e o consequente aumento no combustível da aviação, chamado QAV, as empresas aéreas repassam para seus clientes os valores, através de uma cobrança batizada de “fuel surcharge”. Por que não ocorre o inverso?, questiona Albanez. Uma empresa aérea brasileira GOL se manifestou e afirmou que a queda não incidirá em diminuição nos preços das passagens, pois as companhias aéreas estão priorizando a recuperação de margens.

Com informações: Bloomberg, Reuters e UOL

Portal GPA LogNews tem novos anunciantes, entre eles, a Aeroportos Brasil Viracopos (ABV)

Nova Logo Maio 14cO Portal GPA LogNews passou por uma reformulação de design e operacionalização de seus sistemas de envio em 2014, com resultados altamente positivos aos seus visitantes.

O ponto alto, porém, tem sido a qualidade do mailing de profissionais e executivos que recebem semanalmente a newsletter com as principais novidades do segmento de comércio exterior e logística, além dos tradicionais rankings e estatísticas do setor. “As notícias ecoam com uma velocidade incrível e temos recebido o feedback dessa repercussão, assegura Nilo Peralta, diretor da GPA Cominicação.

As novidades deste final de ano foram as adesões de grandes empresas como anunciantes do Portal, a exemplo da Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), concessionária do terminal cargueiro de Campinas. Ao seu lado, as empresas ARN Sistemas Aduaneiros, Hotel Leon Park e a EveryLog – Assessoria e Consultoria em Comércio Exterior e Logística, que também iniciaram a exposição de suas mensagens.

Outras novidades e novos parceiros serão anunciados em muito breve. Aguardem!

Porto de Santos confirma calado de 13,2 metros no canal de navegação

Caputo codespO calado de 13,2 metros foi homologado para os trechos 1, 2 e 3.

O diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo, anunciou, na quarta-feira (09/12/14), que o canal de navegação do Porto de Santos atingiu um calado de 13,2 metros nos trechos 1, 2 e 3 e de 13 metros no trecho 4, até a Brasil Terminal Portuário. Caputo explica que a batimetria do trecho 4 ainda está sendo analisada para validação pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a expectativa é que também seja elevado para 13,2 metros. Segundo o presidente, a profundidade média atingida em todos os trechos é de 15 metros.

O presidente da Codesp participou de reunião, hoje,  na Capitania dos Portos,  quando foi estabelecido o novo calado, em função dos resultados de batimetria validada pelo CHM, que havia sido encaminhada no último dia 8 de novembro.

Caputo destacou a atuação da Codesp na busca da recuperação do calado operacional do porto, afirmando “fizemos algumas contratações rápidas para proporcionar esse resultado excepcional a toda a comunidade portuária santista no menor tempo possível”. De acordo com o presidente, isso propiciará uma igualdade comercial em todos os trechos do porto.

Há expectativa de uma  nova licitação com prazo mais curto a ser realizada pela Secretaria de Portos (SEP). A meta do Governo Federal é assinar o contrato, iniciar os estudos para o projeto executivo e começar a dragar em 2015.

O presidente afirma que não estão descartadas, no entanto, novas contratações de dragagem pela própria Codesp, caso o processo previsto no Plano Nacional de Dragagem sofra novo atraso, tudo de comum acordo entre a Companhia Docas e o ministério supervisor.

No dia 12 de agosto a Codesp assinou contrato para execução dos serviços de manutenção das profundidades nos trechos 2, 3 e 4 com a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas Ltda., vencedora do certame licitatório. Em 2014 foram dragados 2,350 milhões de metros cúbicos de sedimentos no canal de navegação.

Elog aposta em soluções tecnológicas para atendimento aos clientes

SMS e averbação eletrônica estão entre as inovações oferecidas

A Elog, uma das maiores operadoras logísticas do Brasil, controlada pelo Grupo Ecorodovias e BRZ Investimentos, implementou dois novos processos para otimizar a prestação de serviço no ambiente de CLIA, que resultaram em operações mais ágeis e precisas nas unidades de Curitiba e Santos.

O primeiro, adotado no CLIA Curitiba, foi o uso de SMS para avisar aos motoristas o momento de carga, descarga, retirada de amostra ou qualquer outra situação que envolva os caminhoneiros. Antes da adoção do SMS, os caminhoneiros recebiam uma senha e aguardavam o chamado no painel eletrônico, reforçado pelo sistema de som. Agora, além dos painéis, ao entrar na unidade o caminhoneiro tem seu celular cadastrado para receber SMS com aviso de chamada.

A ferramenta foi implantada há dois meses e os resultados já alcançados são significativos. “Com a implantação dessa ferramenta conseguimos reduzir em 60% o tempo médio de entrada dos veículos, com ganho de produtividade nas operações de carga e descarga do CLIA Curitiba. Além disso, os motoristas comentam que podem esperar em qualquer lugar, mesmo fora da Elog, pois antes havia confusão quando o motorista não conseguia ouvir o chamado e acabava perdendo o atendimento”, explica o gerente de Operações do CLIA Curitiba, Robson Bissani.

Averbação eletrônica – A ferramenta e-tracking, sistema de rastreamento online que permite a qualquer cliente da Elog seguir sua carga por todo o trajeto percorrido, desde a liberação do pedido até o destino final, também passou por uma importante renovação.

Desde outubro, despachantes e comissárias também conseguem emitir a averbação eletrônica imediata, além do agendamento de contêineres via web, para carga ou descarga de mercadorias no CLIA Santos. Disponível para todos, o e-tracking envia e recebe dados conforme a necessidade dos clientes cadastrados, que podem até programar antecipadamente o pagamento de fornecedores e impostos, assim como aprimorar sua logística e linhas de produção, de acordo com informações atualizadas em sistema.

Dica da semana do RIYAD – “Carré de Cordeiro ao Pesto Amarelo”

Carré de Cordeiro ao Pesto Amarelo – Saboroso carré de cordeiro ao pesto amarelo. Acompanha arroz árabe.

Esta é a “dica da semana” do Portal GPA LogNews para a comunidade de comércio exterior e logística de Campinas e Região para conhecer o Restaurante da Cozinha Árabe: Riyad.

O endereço é Rua Antonio Lapa 382 (esquina com Barreto Leme) – Campinas (SP). O telefone é (19) 3254-3458

O Riyad possui também Espaço Kids e Delivery. Confira!