Escola “Santos Brasil Formare” abre inscrições

Único no setor, projeto se destina a capacitar jovens de baixa renda nas áreas de operação portuária e logística

Estão abertas, de 12 a 23 de março, as inscrições para as duas novas turmas dos cursos de capacitação profissional da Escola Santos Brasil Formare. O projeto social da Santos Brasil, criado em 2009 em parceria com a Fundação Iochpe, oferece capacitação profissional para jovens de comunidades carentes. São 40 vagas no total, 20 para Assistente de Operações Logísticas e 20 para Assistente de Operações de Terminal Portuário.

Para participar do processo seletivo 2012, o jovem deve estar cursando o 3º ano do Ensino Médio da rede pública no período noturno – as aulas acontecem durante o dia – e possuir renda familiar de até meio salário mínimo. A lista completa de pré-requisitos assim como o formulário para inscrição e nome das escolas públicas participantes pode ser encontrada no site www.santosbrasil.com.br.

As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de março. O interessado deverá fazer prova escrita – português, matemática, conhecimentos gerais e redação –, passar por dinâmica de grupo, entrevista individual e entrevista familiar. As aulas têm inicio em junho.  Os alunos selecionados recebem, além de uniforme e alimentação, uma bolsa no valor de meio salário mínimo.

Os cursos da Escola Santos Brasil Formare são reconhecidos pelo MEC, têm duração de cerca de um ano e ocorrem dentro da Santos Brasil para que os alunos tenham contato com toda operação. As aulas são ministradas por colaboradores voluntários da empresa. No total, 97 jovens já passaram pelo programa e  28 foram contratados e estão trabalhando em funções de operação portuária e logística na própria empresa.

Neste ano, foram incluídas 4 escolas em Santos e mais 5 instituições no Guarujá, totalizando 11 e 12 escolas em cada município, respectivamente. De acordo com Raquel Ogando, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Santos Brasil, o objetivo do projeto é dar oportunidade aos jovens de baixa renda das comunidades do entorno em que a Santos Brasil está presente. “Mais do que formar novos profissionais, capacitados para entrar no mercado de trabalho, a Escola Santos Brasil Formare busca a formação desses jovens como cidadãos. Sabemos que investir em educação significa contribuir diretamente para o crescimento humano e para o desenvolvimento do país”, avalia.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *