Governo aumenta imposto de importação de cem produtos, incluindo batata e pneu

O governo decidiu elevar o imposto de importação de cem produtos para incentivar a produção local. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O aumento inclui produtos siderúrgicos e petroquímicos, além de outros mais conhecidos do público em geral, como batatas, pneus, sola ou salto de sapato, e tijolos. A lista completa de produtos está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A decisão foi anunciada num momento em que a indústria nacional apresenta fraco desempenho, por conta da crise internacional.

Antes de entrar em vigor, a medida precisa ser revista pelos demais membros do Mercosul. A medida tem validade de até 12 meses, prorrogáveis por igual período, até o final de 2014. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, negou que o governo esteja adotando protecionismo para beneficiar a indústria nacional. “O que nós estamos fazendo está absolutamente dentro das regras da OMC”, completou Pimentel.

As alíquotas do imposto de importação foram elevadas para em média 25%, ficando abaixo do teto de 35% estabelecido pela Organização Mundial de Comércio (OMC).

Medida deve incentivar indústria nacional – “Esperamos que com isso a indústria produza mais”, disse o ministro da Fazenda. Mantega disse que o governo vai acompanhar a evolução dos preços dos produtos equivalentes nacionais e não aceitará qualquer aumento. “Os produtos serão monitorados pela Fazenda, de modo a verificar se haverá aumento de preços, não podem aumentar. Caso contrário, derrubaremos a alíquota imediatamente”, disse Mantega.

FONTE: UOL – São Paulo

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *