INFRAERO OFERECE SERVIÇO DE NACIONALIZAÇÃO DE CARGA MARÍTIMA

É cada vez mais frequente o trânsito de containeres pelas áreas dos terminais de logística da Infraero transportando cargas oriundas do modal marítimo para serem nacionalizadas. Essa tendência confirma a capacidade que a empresa tem de desempenhar seu papel de fiel depositária da Receita Federal, autorizada a receber cargas procedentes do Exterior, que tenham sido transportadas ao Brasil por qualquer tipo de modal, seja rodoviário, marítimo, ferroviário ou aéreo. Segundo o superintendente de logística de Carga, Ednaldo santos, a transferência de carga para nacionalização nos armazéns da Infraero, tem se mostrado vantajosa para os importadores por demandar menos tempo no desembaraço, acarretando menores custos e mais eficiência no processo.

No aeroporto de João Pessoa(PB), a equipe de logística realizou uma mega operação, no fim de janeiro passado, quando um porto da região foi interditado. Naquele período, foi crescente a demanda para nacionalizar containeres e cargas anteriormente destinadas aos armazéns marítimos. Em menos de uma semana, o terminal da Infraero recebeu dois containeres, de 40 pés, totalizando 7.967 volumes de 48 toneladas.

Outro complexo logístico que ganha destaque é o de Goiânia(GO). Em 2011, foram nacionalizadas 5740 toneladas de cargas originadas de modal marítimo, o equivalente a carga de 90% de toda a carga movimentada no terminal. Para atender a crescente demanda, a Infraero planeja a construção de um novo estacionamento para caminhões de grande porte, que irá duplicar a infra-estrutura atual.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS NA HORA DE NACIONALIZAR CARGA MARÍTIMA NOS ARMAZÉNS DA INFRAERO

-A Declaração de trânsito Aduaneiro(DTA) dever ser direcionada para o aeroporto, recinto alfandegado local e unidade da Receita Federal para que não haja problema no cadastramento da carga;

-Após a chegada do veículo no aeroporto, a transportadora ou seu representante n localidade deverá informar a chegada do veículo, por meio do sistema da Receita Federal;

-A DTA deverá ser apresentada à Receita Federal, que fará a vistoria e confirmação da integridade do elemento de segurança(lacre) de origem;

-Verificado o elemento de segurança, o representante da transportadora deverá submeter a documentação à Infraero, que fará a desova e o armazenamento da carga.

SERVIÇOS

A Infraero oferece serviços de desova ou estufagem de container – retirada ou acomodação de carga do interior de container marítimo – acondicionado em unidade de movimentação adequada ao modal de transporte. Para mais informações procure a Central de atendimento ao Cliente em um de nossos Terminais de Logística de Carga.

REPRESENTANTES DA INFRAERO ESTARÃO NA LOGISVALE 2012-06-04

A 11ª edição da Logisvale Internacional – Feira da indústria, Serviços e Comércio Exterior do Vale do Paraíba, que acontece em São José dos Campos (SP), nos dias 13 e 14 de junho, terá a participação de profissionais da Infraero. A feira promove o encontro e a discussão entre micro, pequenos, médios e grandes empresários do segmento do comércio exterior e logística.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *