Movimento de cargas em Santos tem novo recorde.

A movimentação de cargas no Porto de Santos registrou em agosto  último total de 9.249.963 toneladas,  elevando o acumulado para 64.305.630  toneladas,  novo recorde para o período, superando em 2,3% o verificado até agosto do ano passado. O movimento mensal é a quarta  maior marca registrada,  0,9% abaixo do recorde, alcançado  em outubro do ano passado.  Do total movimentado até agosto, as exportações representaram 65,13%, registrando ligeira queda 1,3%, forçada  pela redução expressiva dos embarques das cargas de maior participação como açúcar e soja. As importações mantiveram a tendência de crescimento verificada ao longo de todo ano,  acumulando no período alta de  quase 10%.

O grande destaque fica, mais uma vez, com as operações de contêineres que alcançaram movimento recorde para o período, 12,5% acima do verificado até agosto de  2010. Outra marca inédita foi a movimentação de veículos que subiu quase 30% em relação ao ano passado, fortemente influenciada pelas importações que atingiram 44,4% de crescimento. A exportação de veículos registrou aumento de 23,3%.

Vale frisar que tanto contêineres como veículos são cargas de alto valor agregado, contribuindo fortemente para o desempenho do Porto de Santos na balança comercial.

No total acumulado até agosto, Santos alcançou US$ 76,5 bilhões, acusando crescimento de 26,4% no período.  Nas  importações, Estados Unidos lideram o ranking dos parceiros comerciais com participação de 17,3% do valor comercial, seguido pela China, com participação de 16,9%.  Nas exportações, as posições se invertem com a China liderando com 11,1% do total, contra uma participação de 10,0% dos Estados Unidos.

Apesar da queda verificada este ano, o açúcar se mantém como a principal  carga de exportação quanto ao valor, chegando a uma participação sobre o total de 16,3%. Nas importações, veículos automóveis lideram com participação de 5,5%, se considerado tanto os veículos montados como auto partes.

Quanto ao movimento físico, a queda nos números de exportação, decisivamente influenciada pelos embarques de açúcar,  pode ser considerada como um ajuste natural do mercado internacional, que experimentou em 2010 um crescimento pontual nas vendas de açúcar, provocado pela quebra da safra na Índia.

Nas importações,  a alta é reflexo do crescimento das duas principais cargas recebidas em Santos:  fertilizante e carvão. Ambas apontando, respectivamente, para tendência de crescimento do setor agrícola e siderúrgico. Os fertilizantes cresceram 113,8% e o carvão, 1,8%. Ocupando a  quinta colocação dentre as cargas mais importadas, o minério de ferro desponta com elevação de 49,3%,  também consolidando a perspectiva de incremento do setor siderúrgico no Brasil.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *