Taubaté lidera importações e exportações pelo Porto de Santos

Somadas, as 10 principais cidades na micro-região do Vale do Paraíba responderam por quase US$ 6 bilhões (valor FOB) em importação e em exportação no ano de 2012

A “corrente de comércio exterior do Vale do Paraíba”, através do Porto de Santos, quase atingiu a casa de 6 bilhões de dólares (valor FOB) no ano de 2012. Pesquisa divulgada pela Codesp/Porto de Santos destacou a cidade de Taubaté na utilização do maior Porto da América Latina.

A cidade responde por US$ 2 bi (FOB) em importações e exportações e os destaques no comércio internacional foram “outras partes para aviões ou helicópteros”, por sinal mesmo item líder em São José. Em seguida, entre os componentes importados ou exportados por Santos, apareceram os acessórios de tratores e carroçarias para veículos/automóveis” e “partes para aparelhos recept.radiodif. e televisão”, como destaque individuais. A cidade ultrapassou a tradicional maior empresa da RM Vale – Região Metropolitana do Vale: São José dos Campos.

Embora a Embraer, sediada em São José dos Campos, continue sendo a grande “vedete” brasileira nas importações e, principalmente, nas exportações, a empresa movimenta seus produtos em sua maioria pelo modal aéreo, além do que as suas exportações (aviões) deixam o país voando, não se utilizando, portanto, de nenhum terminal de carga de porto ou aeroporto. A 12ª edição da Logisvale (Feira da Indústria, Serviços e Comércio Exterior do Vale do Paraíba), que será realizada nos dias 05 e 06 de junho no Parque Tecnológico de São José dos Campos, tratará de temas ligados ao comércio exterior, além de debater e atualizar os participantes sobre indústria, transporte, infraestrutura, logística  e o fomento à economia e aos setores produtivos da RM Vale.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *