União acelera cronograma do trem rápido e concessão de Viracopos

O governo federal decidiu acelerar o cronograma de implantação do trem de alta velocidade(TAV) Campinas, São Paulo e Rio e o programa de concessão dos aeroportos, ente eles, Viracopos. A licitação para as obras e operação do TAV será aberta em 2 de maio e o contrato de implantação do trem deverá ser assinado entre junho e julho.

A previsão é de que um trecho deva ser operado até a Copa de 2014 e o trajeto todo seja concluído até a Olimpiada de 2016. Outra novidade dá conta que em abril, o Planalto define as regras do marco regulatório da concessão dos terminais aéreos. Duas possibilidades são analisadas: a abertura do capital da Infraero e a transferência da administração de alguns aeroportos, entre eles o maior cargueiro da rede: Viracopos.

No setor de passageiros, um dos entraves, porém, é o início de concessão previsto somente para 2011, causando já um desconforto entre o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em Zurique, ambos preocupados com a Copa de 2014.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *