2011 foi ano de tonelagem recorde para operações do Porto de Santos
O ligeiro crescimento na tonelagem,combinado à alta de 23,2% no valor comercial do total movimentado, fez crescer o valor médio por tonelada
O Porto de Santos operou, no ano de 2011, 97,17 milhões de toneladas de carga, recorde que supera em 1,2% o montante realizado em 2010 (96,02 milhões de toneladas). A subida do valor comercial das mercadorias movimentadas, combinado à ligeira alta na tonelagem, proporcionou um acréscimo de 21,84% no valor médio por tonelada, que em 2010 foi R$ 998 e em 2011, R$ 1.216. A variação positiva resultou, em grande parte, dos preços atingidos por commodities agrícolas no mercado internacional no período e do incremento na operação de carga conteinerizada de alto valor agregado. A operação de contêineres cresceu 9,7% em 2011, com 2.985.922 teu (medida equivalente a um contêiner de 20 pés ou 6,1 m) movimentados.
Da tonelagem apurada entre janeiro a dezembro de 2011, as exportações somaram 62,87 milhões de toneladas, ou 64,7% do total. Os produtos mais exportados foram, também, os primeiros do ranking geral da movimentação de Santos: açúcar, com 16,93 milhões de toneladas (17,4%); a soja, peletizada e em grãos, com 12,09 milhões de toneladas (12,4%) e o milho, com 4,56 milhões de toneladas (4,7%). A soja operada somou tonelagem 13,3% maior que em 2010, quando foram movimentadas 10,66 milhões de toneladas.
Nas importações, foram computadas 34,29 milhões de toneladas ou 35,29% do total. O adubo, além de ter sido a principal carga de importação descarregada no cais santista, com 3,7 milhões de toneladas recebidas em 2011, sobressaiu-se por registrar o maior crescimento entre todas as cargas movimentadas pelo porto (63,8%) na comparação entre o ano examinado e 2010. As segunda e terceira cargas mais importadas pelo complexo foram o carvão e o enxofre, com 3,42 milhões de toneladas e 2,01 milhões de toneladas operadas, respectivamente.
A quantidade de veículos operada atingiu recorde histórico, com 437.540 unidades em 2011, somadas importações e exportações. O número é 26,7% maior que no ano anterior (345.411 unidades).
Atracaram no Porto de Santos um total de 5.874 navios em 2011, crescimento de 2,1% quando comparado ao ano anterior (5.748 atracações). 306 destas atracações foram realizadas por navios de cruzeiros, trazendo, entre passageiros embarcados, desembarcados e em trânsito, 1.113.640 pessoas ao Porto de Santos, 10,9% acima do contabilizado em 2010 (1.003.942 pessoas).
Santos e as trocas comerciais internacionais
Em 2011, o Porto de Santos contribuiu com a movimentação de 24,5% (US$ 118,2 bilhões) dos US$ 482,3 bilhões computados na balança comercial, mantendo-se em primeiro lugar em participação na movimentação das trocas comerciais brasileiras, quando comparado com outros modais de transporte do país. No ranking, o complexo portuário santista ranking é seguido pelos portos de Vitória (com US$ 43,2 bilhões ou 9% da balança comercial brasileira); Itaguaí, com US$ 35,1 bilhões (7,3%); e Paranaguá, com US$ 32,4 bilhões (6,7%). Os portos do Brasil operam 80% (US$ 387,4 bilhões) da balança comercial do país.
O valor total dos produtos importados que passaram por Santos atingiu US$ 55,3 bilhões (47,2%). Os automóveis com motor a explosão, outros cloretos de potássio e caixas de marchas para veículos automóveis foram as cargas de importação mais relevantes sob o aspecto do valor agregado. Entre os principais países de origem das mercadorias importadas, estão Estados Unidos, com US$ 9,68 bilhões ou 17,5% do total importado; a China (US$ 15,8 bilhões ou 17,2%); e a Alemanha (US$ 5,86 bilhões ou 10,6%).
As exportações realizadas pelo complexo santista totalizaram US$ 62,9 bilhões, 52,8% da participação do porto na balança comercial brasileira em 2011. No período analisado, os destinos preferenciais dos produtos embarcados por Santos foram a China, com US$ 10,34 bilhões ou 19,4% do total exportado; Países Baixos, com US$ 3,8 bilhões ou 7,1%; e Estados Unidos, com 2,69 bilhões ou 5%. Entre as mercadorias mais exportadas, quanto ao valor, estão o açúcar de cana bruto, o café em grãos e a soja.
FONTE: Assessoria de Imprensa da Codesp
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