Airbus A321 cargueiro ganha os céus já em testes
Ganhou os céus no último dia 22, pela primeira vez na história, um jato Airbus A321 em versão exclusiva de transporte de cargas
O primeiro A321-200F convertido em cargueiro decolou para realizar seu voo inicial de teste pós-conversão, executado sobre Singapura em uma rápida jornada de, aproximadamente, vinte minutos.
O teste confirma que a aeronave, de número de série 835 e que voou por último na companhia aérea Onur Air, finalmente recebeu seus dois motores modelo IAE V2500, os quais aguardava há algum tempo para se lançar ao ar.
Em outubro de 2019, a Elbe Flugzeugwerke (EFW), a joint venture entre a Airbus e a ST Aerospace, havia dito que a aprovação do STC (certificado que aprova a alteração do projeto original da aeronave) para seu programa A321P2F tinha sido adiada para 2020, porque o primeiro exemplar ainda aguardava seus motores. Os testes de voo são parte fundamental para a certificação da modificação.
A unidade 835, o primeiro A321 a ser convertido pela EFW, foi levada para Singapura em novembro de 2018 e, após a conclusão da certificação, será alugada pela empresa Vallair à companhia australiana Qantas FOTO).
Enquanto isso, o segundo A321 a ser convertido pela EFW, de número de série 1238 e que voava na Thomas Cook Airlines, foi transladado para Singapura no dia de Natal. Essa aeronave é gerenciada pela BBAM, que assinou, no Paris Air Show em junho de 2019, uma carta de intenções com a EFW para a conversão de jatos A321 de passageiro para cargueiro.