ANVISA segue com caos na liberação de carga e altera rotina logística de importadores

anvisaEstado de São Paulo é prejudicado com lentidão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Empresas buscam alternativas logísticas.

Relatórios divulgados pela própria ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – (ilustração nesta página), no Aeroporto de Viracopos/Campinas, indicam quase um mês de espera entre o “Deferimento / Agendamento de Vistoria” até o lançamento no “Datavisa”.

O grave problema de atraso na liberação de cargas que exigem atendimento da ANVISA, porém, não é uma exclusividade do terminal campineiro. Outros aeroportos, Portos Secos e o Porto de Santos sofrem com o mesmo problema no Estado de São Paulo.

Segundo Elson Isayama, diretor da “TCEX – Logística Internacional”, mesmo com o anúncio de melhorias feito para o Porto de Santos, o horizonte de avanço, porém, ainda está muito distante. “Para se ter uma ideia, no início da semana (30/03), a Agência estava analisando LI’s (Licenças de Importação) protocoladas no dia 20/02, ou seja, são 39 dias para análise de uma LI em Santos”, avalia Isayama.  Em balanço também atualizado, Guarulhos está analisando processos do dia 05/03 – 26 dias – e Viracopos, do dia 04/03 – 27 dias.

Esta situação caótica vem contribuindo para mudanças nos processos logísticos das empresas e, consequentemente, no custo operacional de todos os envolvidos no processo. “Acredito que o mais importante em todo esse contexto é que o grande prejudicado com tudo isso somos nós, cidadãos, que utilizamos os produtos, seja pela falta deles, seja pelo custo que devemos assumir pela ineficiência do órgão que em seu fundamento deveria preservar e trabalhar pela vida”, finaliza Isayama.