Autopeças iniciam o ano com números positivos

O Sindipeças atualizou nesta terça-feira, 22, os dados da sua pesquisa conjuntural que, a partir de dados fornecidos por empresas associadas, apresenta um cenário conjuntura e regional do setor. O levantamento mostra crescimento do faturamento líquido do setor em janeiro tanto no comparativo com dezembro como em relação ao mesmo mês de 2021, da ordem de, respectivamente, 8,7% e 12,7%.

No comparativo mensal, todos os segmentos apresentaram crescimento. As vendas para as montadoras cresceram 5,89%, enquanto as realizadas no mercado de reposição tiveram alta de 11,59% e as exportações em reais avançaram 15,8%.

Já no comparativo interanual – janeiro 2022 versus janeiro 2021 -, houve expansão de 17,6% dos negócios com as montadoras e de 8,9% nas exportações em reais. Em contrapartidas, as vendas para o mercado de respoição recuaram 3,9%.

Apesar do desempenho favorável, o Sindipeças destaca em seu site que o resultado de janeiro compensa em parte a retração de 16,6% experimentada em dezembro. Também ressalva ser necessário avaliar outros pontos para avaliar o crecimenento sobre janeiro do ano passado.

“Considerando-se que o último mês do ano é intrinsecamente mais fraco por causa de fatores sazonais, tal situação (a expansão mensal) já era esperada. Em face dos fracos resultados da indústria automotiva no primeiro bimestre do ano e várias paralisações de planta, a comparação com igual mês de anos anteriores – e no acumulado do ano – retrata, em alguma medida, o efeito do crescimento dos preços e da variação cambial sobre o faturamento do setor, o que demanda cuidado adicional na avaliação das informações”.

Sobre o comparativo de janeiro com dezembro, o Sindipeças ressalva que as maiores variações ficaram por conta das exportações e reposição, que nos meses anteriores tinham apresentado recuo.

A participação das vendas para as montadoras ficou em 65%, quase 2 pontos porcentuais abaixo de dezembro. Reposição e exportações absorveram parte da redução, com fatias de, respectivamente, 14,7% e 16%.

“Acompanhando o melhor desempenho em janeiro deste ano, a utilização da capacidade instalada ficou 2 pontos porcentuais acima do mês anterior (73% contra 71%). No mês em tela, houve avanço de 0,8% na quantidade de postos de trabalho. E para o acumulado em 12 meses, registrou-se crescimento de 6,3% no número de empregados do setor”, conclui o relatório do Sindipeças.

fonte: https://www.autoindustria.com.br