Banco do Brasil altera procedimento no Deferimento de “LI” e causa transtornos aos usuários do comércio exterior

banco-do-brasilO Banco do Brasil, responsável pelo deferimento da LI (Licença de Importação) alterou o procedimento e passou a realizar as atividades em apenas três centrais: São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, sendo que a previsão da reestruturação desta última só deverá ocorrer no final de março, conforme apurou a reportagem do GPA LogNews.

LI ou Licença de Importação é um documento eletrônico processado através do Sistema Integrado de Comércio Exterior – SISCOMEX, utilizado para licenciar as importações de produtos cuja natureza ou tipo de operação está sujeita a controles de órgãos governamentais.

Os licenciamentos que têm causado estes impasses são os “não automáticos”, que necessariamente devem ser obtidos previamente ao embarque da mercadoria no exterior.

Segundo apurou o Portal GPA LogNews junto a uma fonte que preferiu não se identificar, a previsão de normalização do serviço com este novo procedimento deverá ocorrer somente em meados de abril. O delicado tema dificultou a investigação da reportagem do Portal LogNews, pois um usuário, com receio de retaliações, também optou pelo anonimato. “Hoje temos cerca de 350 LI‘s paradas. Os importadores já estão impacientes”, revelou a fonte.

Essa mudança de operação, em nível nacional e atrasando a contabilidade das importações, somada ao câmbio favorável às exportações, pode até mesmo impactar a curto prazo no resultado parcial da balança comercial do País.

O Banco do Brasil de Campinas, que possuía uma das agências de deferimento foi consultado via fone para explicações, e nos deixou aguardando na linha telefônica, sem retorno, até o fechamento da nossa newsletter semanal.