EPL quer infraestrutura do trem-bala pronta em 2018
Edital da 1ª fase traz 2019 como data-limite, mas empresa quer antecipar
O edital da primeira fase de licitação do trem de alta velocidade (TAV) — que selecionará o operador do trem-bala— trará o ano de 2019 como data-limite para a entrega da infraestrutura da via pela qual passará o trem ao seu operador.
Mas a meta da Empresa de Planejamento Logístico (EPL) é antecipar o processo e permitir que o TAV, que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, entre em atividade já em 2018. “Estou com uma meta de entregar (a infraestrutura) até 2018. Quero ganhar dois anos”, disse ontem o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo. O consórcio operador selecionado terá seis meses para dar início à operação do trem-bala, a partir do momento em que a infraestrutura ficar pronta. O edital da primeira fase de licitação da operação do trem-bala seria publicado ontem, mas a aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) atrasou. A parte de infraestrutura é crítica para o cumprimento do cronograma do TAV. A estimativa do governo é que leve cinco anos para ser implantada. A previsão é que a infraestrutura responda por 77% (R$ 27 bilhões) do orçamento o TAV, enquanto a operação demande R$ 8 bi. Ao longo de 2013, a EPL definirá o modelo para realizar as obras: Parceria Público-Privada (PPP), concessão ou obra pública, o que, para Figueiredo, pode acelerar o projeto. A ideia é que a EPL segmente a obra e contrate mais de uma empresa A estatal vai elaborar um projeto de engenharia detalhado com o objetivo de evitar dúvidas sobre os custo e o risco da construção da infraestrutura do trem. O edital para as obras deve sair no início de 2014 e a contratação no primeiro semestre. A expectativa de Figueiredo é que o edital de concessão para operação e prestação de serviços aos usuários passe pelos ministros do Tribunal de Contas da União até amanhã. Caso isso se confirme, ele acredita que o edital ainda pode ser lançado até sexta-feira. O leilão só ocorrerá oito meses após publicado o edital, portanto o prazo mínimo é julho de 2013. A EPL voltou a estudar a construção de trechos do TAV ligando São Paulo a Curitiba, Brasília e Belo Horizonte. O presidente estimou que o valor da tarifa média fique entre R$ 150 e R$ 200.
Fonte: Agência Estado
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