Governo de São Paulo quer início de obras de trem para Campinas em 2021
O Governador de São Paulo, João Doria, disse que deve ser apresentado já no primeiro semestre deste ano, o projeto do Trem Intercidades que deverá ligar São Paulo à região metropolitana de Campinas e ao Vale do Paraíba, segundo publicação do “Estadão Conteúdo”, republicado em diversos sites de notícias.
Os projetos devem ser tocados por meio de Parcerias Público-Privadas – PPP. O eixo entre São Paulo e Campinas é o mais maduro, e provavelmente o primeiro a sair do papel.
Em uma publicação recente de dezembro, o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto disse que a ferrovia entre São Paulo e Campinas deve sair primeiro. “O grande ponto é iniciar o projeto São Paulo-Campinas, porque ele consegue reordenar a questão jurídica legal dos trilhos, então entre São Paulo e Campinas você já tem trem de passageiros da CPTM chegando ate Jundiaí, depois na hora que você tem o rearranjo dos trilhos para segregar carga entre São Paulo e Campinas você resolve isso, mas isso depende de uma negociação com o Ministério da Infraestrutura”, afirmou. Após, seguirá até o Vale do Paraíba, em Pindamonhangaba.
Até 2021 – Projeções do vice-governador do estado, Rodrigo Garcia (DEM), em palestra de 2019, dava conta de que o projeto poderia sair do papel em 2021. A declaração foi dada em encontro com empresários na região.
De acordo com o democrata, tratativas entre o Governo Federal para a renovação antecipada do contrato com a MRS, que opera parte da malha férrea na região, e o novo contrato com a concessionária deveria prever uma faixa para o transporte de passageiros.
“A partir desta assinatura, o governo do Estado inicia seus estudos para que a gente possa, no final de 2020 ou 2021, transformar em realidade o trem para São José dos Campos com uma licitação e com um vencedor”, disse o vice.