Hyundai terá fábrica de motores em Piracicaba

A Hyundai confirmou ao site Automotive Business, que terá uma planta de produção de motores em Piracicaba, o que deve ocorrer em 2022.

O objetivo é expandir a operação da montadora no país, onde comercializa os modelos HB20, HB20S e Novo Creta, lançado ontem (24). Por agora, a HMB quer finalizar o processo de ampliação industrial de sua instalação paulista, visando aumento da cadência diária.

Em segundo plano, a linha de motores operará inicialmente num regime CKD para posteriormente ter todos os processos de fabricação, incluindo usinagem de blocos e cabeçotes, bem como a montagem dos propulsores.

Segundo o site, a Hyundai ainda está definindo quais motores serão produzidos no Brasil, mas a julgar pela presença em destaque no Novo Creta, assim como nos novos HB20 e HB20S, o Kappa 1.0 TGDi tem mais chances de ser nacionalizado.

Com três cilindros em linha, o pequeno da Hyundai tem injeção direta de combustível e turbocompressor com intercooler, entregando 120 cavalos a 6.000 rpm e 17,5 kgfm a 1.500 rpm, tanto com gasolina quanto com etanol.

Como acabou de lançar o Novo Creta com motor Smartstream 2.0, pode ser que o mesmo seja nacionalizado, porém, ele só equiparia o SUV compacto a princípio, dado que é grande demais para as pretensões do HB20 e derivados.

Ainda assim, se o Alcazar for produzido localmente, o que pode acontecer com a expansão da planta, o 2.0 Flex teria sua produção com maior volume, justificando sua localização.

Por fim, o Kappa 1.0 MPi é fundamental para manter parte do volume dos compactos da marca. Ele tem até 82 cavalos e atua nas versões mais baratas de HB20 e HB20S. Já o Gamma 1.6 Flex parece que já deu o que tinha de dar.

Um dos motores mais antigos ainda em uso pela marca, o Gamma 1.6 tem até 130 cavalos, mas já foi preterido para o Novo Creta, um possível sinal de que mais adiante saia da linha HB20. “Vamos ver”, concluiu a matéria do Portal AB.

Fonte: www.automotivebusiness.com.br