Toyota conclui mudança do ABC para Sorocaba

A Toyota concluiu na última segunda-feira, 20, a mudança do seu quadro administrativo da unidade de São Bernardo do Campo (SP) para uma nova edificação construída em Sorocaba (SP), no mesmo terreno onde a companhia mantém a produção dos modelos Corolla Cross, Yaris e unidades do compacto Etios para exportação. Ao todo 400 funcionários passam a realizar atividades no novo prédio.

Foram transferidas para Sorocaba as áreas de marketing, recursos humanos, comercial, compras, financeira e jurídica. A área construída, com 6,2 mil metros quadrados, abriga também centro de visitas, auditório, área de pesquisa e desenvolvimento e um centro de treinamento específico para receber membros da rede de concessionários.

O prédio onde funcionavam essas áreas no ABC Paulista foi desativado e será vendido, informou a companhia. A parte da unidade onde são produzidas peças, onde está a forjaria e o laboratório de motores seguem em operação no local.

O anúncio da mudança foi feito em 2020. A planta de São Bernardo do Campo é a mais antiga unidade Toyota fora do Japão, inaugurada em 1962. Ali foi produzido o icônico utilitário 4×4 Bandeirante, que teve a fabricação encerrada em 2001, após 103,7 mil unidades saírem das linhas da unidade.

A unidade de Sorocaba passará a operar em três turnos a partir de janeiro do ano que vem, estimulada principalmente pelo bom desempenho nas vendas do Corolla Cross, que é exportado para 22 países da América Latina.

A medida causou certa surpresa, pois a mesma planta vem de um período de paralisação total das atividades: a unidade precisou conceder férias coletivas entre 18 e 27 de agosto por falta de semicondutores para a montagem dos veículos.

Com a decisão de funcionar 24 horas por dia, a capacidade produtiva da linha de montagem vai crescer em 25%, o que deverá aumentar seu volume anual dos atuais 122 mil veículos para 152 mil.

Serão contratados 450 trabalhadores para atuar unidade e cerca de 50 colaboradores que serão distribuídos em outras unidades da Toyota no Brasil.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br