Desoneração na importação de bens de capital e de informática terá início nos próximos 40 dias

O secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, afirmou nesta semana, que o governo pretende, nos próximos 40 dias, começar o processo de desoneração da tarifa de importação de bens de capital (máquinas e equipamentos) e de informática. A ideia é manter o anunciado pelo ex-presidente Michel Temer e reduzir a alíquota dos atuais 14% para 4% em quatro anos, mas a nova equipe quer mudar o formato como essa queda ocorrerá.

Diferentemente de Temer, que propôs uma redução linear a cada ano, a ideia é que a queda seja exponencial. “Queremos uma queda de 1 ponto porcentual, 1 e pouco agora, e quando chegar no último ano cai um monte”, disse, completando: “A partir do momento que outras reformas vão entrando em ação a gente vai aumentando o ritmo de redução do imposto”.

Ferraz explicou que essa é uma prioridade da pasta de comércio exterior e, por isso, deve ser a primeira grande ação. Segundo ele, o acesso a máquinas e equipamentos e bens de informática mais baratos e modernos “tem um impacto significativo em toda a cadeia produtiva, inclusive no setor industrial”. Ele destacou que a média da tarifa de importação para países como o Brasil já é de 4%.


Multilog inaugura complexo logístico em São José dos Pinhais

Entre as cinco maiores economias do Brasil, o Paraná é consagrado como um dos mais importantes polos logísticos nacionais. Este aquecimento de mercado fez um dos maiores players do setor no Brasil, a Multilog investir na ampliação de suas estruturas no Estado. A empresa inicia a operação de um novo Complexo Logístico em São José dos Pinhais. O espaço atua com portfólio de serviços completos, abrangendo Centro de Distribuição, Armazém Alfandegado e transporte rodoviário.

A instalação do complexo no município paranaense foi motivada pela localização privilegiada e potencial do Estado. Apenas três quilômetros de distância do aeroporto e cerca de 80 quilômetros do porto de Paranaguá, a unidade oferece facilidade de acesso, ampla estrutura física para comportar as operações e manutenção da excelência na prestação de serviços.

No total, a nova unidade conta com cerca de 115 mil metros quadrados de área, sendo três armazéns, para recebimento e expedição de mercadorias diversas, além de áreas específicas para produtos químicos e de healthcare. “A estrutura moderna e equipada para atender o mercado logístico do Paraná é um importante passo da Multilog no Estado para consolidar a relação da empresa com mercado paranaense. O novo modelo nos dá a possibilidade de ampliar nossa atuação na cadeia de suprimentos do cliente por oferecer os serviços de forma integrada no mesmo local”, explica Alexandre Heitmann, diretor de Desenvolvimento de Negócios

A estimativa é que a partir do segundo semestre de 2019 as estruturas já estejam operando em capacidade máxima e, com isso, torna-se possível a ampliação de estrutura pessoal a partir das demandas existentes. “Estamos atuando para tornar esta unidade uma referência, o que poderá ampliar vagas e ainda gerar mais empregos no Estado”, acrescenta Heitmann.

Com um plano de expansão definido e acreditando no enorme potencial do mercado paranaense após dois anos de atuação no Estado, a Multilog já soma importantes conquistas em seu segmento, como porto seco de Foz do Iguaçu, áreas alfandegadas e centros de distribuição em Curitiba e o novo complexo em São José dos Pinhais.


Aguardem em Breve – Novidades do Restaurante Riyad

Novidades em breve!


“A evolução do Profissional de Comércio Exterior e o futuro do setor” será o tema do Overview no Gourmet Comex

Em tempos de discussões sobre previdência e longevidade, Almoço de Networking debaterá o “Gray Hair Talent, 50 Plus”

Um tema recorrente na Imprensa e nas rodas de conversas entre amigos – mesmo os mais jovens – é a questão da reforma da previdência. O debate se acirra, quando são levantados dados acerca do aumento da expectativa de vida do brasileiro e a longevidade.

Para abordar o tema, porém sob outro prisma, Nelson Fernandes Jr., Coordenador do Projeto “Gray Hair Talent, 50 Plus”, levará aos convidados do Gourmet Comex, no dia 26/04, em Campinas, um “timeline” do Comércio Exterior Brasileiro e a evolução do Profissional deste importante setor da economia mundial. “Queremos olhar um pouco adiante e avaliar como estão ou estarão as oportunidades para quem tem mais de 50 anos hoje ou quem chegará nessa idade em alguns anos”, prevê Fernandes Jr.

O tema é muito atual e será igualmente debatido em um Fórum sobre o “mercado grisalho” (foto), no mês que vem, também em Campinas.

 

FICHA TÉCNICA

Clube de Networking – GOURMET COMEX

Data: 26/04/19 – sexta-feira

Local: Standard Dining Club – Av. Norte-Sul

11:30h – Credenciamento – Drinks, Snacks & Networking

12:45h – Saudações e Overview: “A evolução do Profissional de Comércio Exterior: você está preparado para o comex do futuro? Nélson Fernandes Jr. – Diretor da RGN Log e Coordenador do Projeto Gray Hair Talent, o 50 Plus

13:15h – Almoço

13:15h/15:30hNetworking

 

INFORMAÇÕES: mkt@gpamais.com.br

Vagas limitadas à capacidade do local


Libra Campinas, RGC e Softrack completam seleto time de patrocinadores do Gourmet Comex

Encontro de profissionais de comex e logística será no Standard (foto), em 26 de abril. Prosseguem as adesões.

Os profissionais de comércio exterior e de logística do interior de São Paulo têm encontro marcado. No dia 26 de abril, uma sexta-feira, acontecerá mais uma edição do Clube de Networking Gourmet Comex

Com o apoio do CIESP Campinas e sempre marcado por um almoço ao lado de uma mensagem de conteúdo, o Gourmet Comex reunirá mais de 100 convidados para muito networking. A Nova sensação gastronômica da cidade, o Standard Dining Club receberá o Gourmet Comex. O badalado espaço fica na Avenida Norte-Sul, na cidade.

As empresas Libra Campinas, RGC e Softrack se juntam à TCEX, Aurora Eadi, SINDASP e Multilog, compondo um seleto time de empresas patrocinadoras. O evento tem o apoio do CIESP Campinas e a assinatura da “GPA+” de Nilo Peralta

Interessados no evento: mkt@gpamais.com.br – (19) 99299-1987